O governo da Paraíba deu mais um passo para consolidar a implementação do ensino integral no estado. Medida provisória assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) cria o Programa de Educação Integral e institui o regime de dedicação docente integral nas escolas paraibanas.
O programa atende escolas de ensino integral de três tipos: Escolas Cidadãs Integrais (ECI), Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) e Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas (ECIS).
Atualmente, há 500 mil vagas nas escolas estaduais e, do total de unidades, 100 estabelecimentos já ofertam ensino integral com atividades nos dois turnos.
Nos últimos sete anos foi investido mais de R$ 1 bilhão em melhorias nas escolas da rede estadual. Em 2018, o governo prevê aplicar mais R$ 130 milhões na educação.
“Me orgulho muito do que está acontecendo na educação da Paraíba. Os filhos do povo estão tendo o direito de frequentar escolas de qualidade e isso pode mudar para melhor a condição social e o futuro destes jovens”, comemora Coutinho.
Cerca de 2 mil professores, 260 diretores, coordenadores pedagógicos e coordenadores administrativos financeiros, além de 65 formadores e 55 alunos recebem orientação sobre o projeto pedagógico e administrativo das escolas de ensino integral.
Matrículas – Segundo projeções do Ministério da Educação, a Paraíba deve alcançar neste ano o segundo lugar em taxa de matrículas no ensino médio integral no país.
Com um índice de 13,8%, no ano passado, o Estado ficou em quarto lugar e superou a meta nacional, que é de 13%.
Para este ano os planos do governo é expandir esse porcentual para 30%.
Programas – O governo estadual atribui parte do bom resultado na taxa de matrículas no ensino médio integral a investimentos em programas que atraem o aluno para a escola.
Entre esses projetos estão o Gira Mundo, que leva estudantes e professores para intercâmbios internacionais, e o Pré Vestibular Social, o PBVest.
O PBVest ofertou, só no ano passado, oito mil vagas. O curso é online e recebe alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual e egressos de escolas públicas do Estado que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No decorrer das duas gestões de Coutinho também foram feitas melhorias na infraestrutura física das escolas e realizada a construção das 12 escolas técnicas; seis já em funcionamento, com a oferta de cursos de mecânica e design de móveis, agronegócios e manutenção e suporte em informática, vendas e gastronomia, entre outros.
O Governo do Estado também tem investido nas redes municipais, por meio do Soma – Pacto pela Aprendizagem, para preparar os alunos do Ensino Fundamental que irão ingressar no Ensino Médio.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado da Paraíba