Com apenas 40 dias de funcionamento, os sete hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus atingiram a marca de mil altas de pacientes com suspeita ou confirmação da doença. As unidades também já ultrapassaram as marcas de 8.400 atendimentos e 2.500 internações.
O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), nesta terça-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada em transmissão ao vivo pela internet.
“Hoje é um dia de fazer um registro muito importante no enfrentamento a pandemia na nossa cidade. Os nossos hospitais de campanha chegaram a milésima alta. Isso quer dizer que mil pacientes se internaram e já voltaram para casa salvos da Covid”, disse.
O socialista ainda agradeceu os profissionais de saúde e todos os demais que trabalham nos hospitais e em toda rede municipal de saúde.
Assim que foi decretada a pandemia de Covid-19, em março, a Prefeitura do Recife iniciou imediatamente a construção de sete hospitais de campanha. Além destes, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife possui leitos para Covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e no Hospital Evangélico de Pernambuco, unidade filantrópica conveniada à Sesau. Ao todo, nas nove unidades, são 1.075 leitos municipais, sendo 313 de UTI e 762 de enfermaria. Os leitos são abertos gradativamente, à medida que chegam mais respiradores e profissionais.
Estão em funcionamento 764 leitos municipais, sendo 127 UTIs e 637 enfermarias. A Prefeitura contratou mais de 3.600 profissionais, adquiriu mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares e mais de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Com informações da Prefeitura do Recife