
Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife
Na tarde da última quinta-feira (20), foi iniciada a obra do primeiro hospital do Nordeste completamente voltado ao tratamento de doenças e prevenção das pessoas idosas. O prefeito Geraldo Julio assinou a ordem de serviço do Hospital Governador Eduardo Campos da Pessoa Idosa.
Na ocasião, estiveram presentes o governador Paulo Câmara, além dos familiares do ex-governador Eduardo Campos, homenageado com o nome do equipamento, e ainda autoridades, moradores do entorno e grupos de idosos.
Com investimento da prefeitura de cerca R$ 25 milhões, a unidade terá uma área total de mais de 8 mil m² e vai contar com 78 leitos, sendo 62 leitos de enfermaria, dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e seis leitos de recuperação pós-anestésica. Além disso, o equipamento também terá quatro salas de cirurgia, farmácia, centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios.
O novo hospital deverá ofertar cinco mil consultas por mês, além de ter capacidade para 300 internações e 300 cirurgias mensais e será construído na Avenida Recife, no bairro da Estância, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2020.
“O Recife tem hoje mais de 200 mil pessoas com idade acima de 60 anos e a necessidade muito grande de consultas, diagnósticos e cirurgias. Esta é uma obra importante que vem atender uma necessidade do SUS, complementa uma rede que já temos”, afirmou Geraldo Julio.
O Hospital do Idoso será o segundo hospital erguido pela atual administração, seguindo o sucesso do Hospital da Mulher do Recife.
O governador Paulo Câmara comentou a importância da obra. “A partir de uma área cedida pelo Governo do Estado, o prefeito Geraldo Julio vai ter a oportunidade de fazer um centro de referência do idoso aqui no Recife, que vai ter média e alta complexidade. O intuito é trabalharmos juntos para fazer deste complexo hospitalar uma referência de saúde, de cuidado para essas pessoas que precisam de atenção”, destacou.
A unidade terá foco no tratamento e controle de doenças observadas com mais frequência na população idosa, ocasionadas pela hipertensão e diabetes, por exemplo. No ambulatório do hospital, terão as especialidades médicas de Cirurgias Geral, Vascular e Plástica, Clínica Geral, Geriatria, Neurologia, Cardiologia, Anestesiologia, Urologia, Proctologia e outras. No local, também serão ofertados exames de Patologia Clínica, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Endoscopia, Colonoscopia, Tomografia, Ressonância Magnética, Urodinâmica, Eletroneuromiografia, Radiologia, entre outros.
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa terá cerca de 400 profissionais, dos quais mais de 70 estarão compondo o quadro médico. Outros 100 profissionais de nível superior, como enfermeiros e assistentes sociais, além de mais de 200 profissionais de nível médio e técnico, também vão integrar a equipe, que, além do cuidado com os pacientes, vão ter oportunidade de formação e aprimoramento, uma vez que a unidade também vai oferecer formação de cuidadores e orientação de familiares e outros acompanhantes.
Com informações da Prefeitura do Recife