O candidato Geraldo Julio (PSB) disparou na preferência do eleitorado recifense e agora lidera a corrida pela Prefeitura, segundo aponta a quarta pesquisa Ibope, divulgada hoje (03) pela Folha de Pernambuco/TV Globo. Com 33%, o socialista abriu oito pontos de vantagem sobre Humberto Costa (PT), que obteve 25%. Daniel Coelho (PSDB) vem em terceiro lugar com 15%, enquanto Mendonça Filho (DEM) tem 08%.
No comparativo com o último levantamento do instituto, publicado no dia 16 de agosto, Geraldo cresceu nada menos que 17 pontos percentuais em 18 dias, se consolidando não apenas no topo da tabela mas como o candidato a prefeito que mais cresce nas pesquisas em todo o País.
Em entrevista concedida ao programa Ponto Final, da TV Jornal, que vai ao ar na madrugada desta terça-feira, Geraldo comentou o resultado. “Nossa candidatura cresce porque apresentamos propostas para os problemas que tocam o dia-a-dia da população. Não perdemos o nosso tempo atacando adversários. Vamos seguir em frente, seguindo o planejamento que traçamos e que tem se mostrado vitorioso”, disse o socialista ao apresentador Aldo Vilela.
Em relação à última pesquisa Ibope, Humberto Costa registrou um queda de sete pontos percentuais (de 32% para 25%) enquanto Daniel Coelho (PSDB) subiu cinco pontos. Já Mendonça Filho (DEM) caiu de 16% para 8%. Os candidatos Roberto Numeriano (PCB), Jair Pedro (PSTU), Edna Costa (PPL) e Esteves Jacinto (PRTB) não atingiram a marca de 1% das intenções de voto. Ao todo, 8% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder em quem votariam. O mesmo percentual foi registrado para os votos brancos e nulos.
MAIS LEMBRADO – A liderança de Geraldo Julio também está consolidada na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não têm acesso aos nomes dos postulantes. O socialista registrou 27% das intenções de voto, dez pontos percentuais a mais que Humberto Costa, que, com 17%, ficou em segundo lugar. Com 10%, Daniel Coelho ficou em terceiro neste estudo. Na quarta colocação está Mendonça Filho, que não passou de 3%.
Entre os prefeituráveis, Geraldo Julio também foi o que apresentou o menor índice de rejeição: 13%. Por outro lado, Edna Costa foi a mais rejeitada, segundo o Ibope, com 30%. Humberto Costa e Mendonça Filho aparecem empatados com 28%, cada. Jair Pedro, Esteves Jacinto, Roberto Numeriano e Daniel Coelho obtiveram, respectivamente, 25%, 24%, 19% e 14% nesse quesito
O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Seu grau de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00094/2012.