A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) apresentou requerimento na Comissão da Amazônia para debater a exploração do petróleo na costa do Amapá em audiência conjunta com a Comissão de Minas e Energia. Na terça-feira (14), foram arrematados 142 de 289 blocos, 97 deles na costa amapaense, nos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá.
O bloco Foz do Amazonas Marítimo 57 (FZA-M-57) foi arrematado por R$ 345,9 milhões – o maior bônus pago por um único bloco na história dos leilões. O volume de petróleo estimado para o leilão dos blocos é de 30 bilhões de barris, um pouco mais que o dobro dos 14 bilhões acumulados pela Petrobrás em 59 anos.
A deputada socialista considera fundamental esclarecer a distribuição dos rendimentos resultantes daquela exploração petrolífera para garantir rentabilidade ao estado do Amapá, com o consequente investimento em infraestrutura e serviços para a população do estado, especialmente daqueles municípios que sofreram afluxo populacional com a atividade.
"Estou pedindo uma audiência pública para debater a questão com transparência e respeito aos entes federados – ainda mais os menores estados do Norte", afirma socialista. O assunto está sendo acompanhado pelo Governo do Amapá.
A Bancada Federal, o governador Camilo Capiberibe (PSB-AP), prefeitos, e o Ministério Público Estadual vão tratar do assunto em audiência com diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Magda Chambriard, no próximo dia 20.