O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) lançou o Programa Amanhã, uma iniciativa que vai transformar a experiência educacional dos estudantes da rede pública estadual a partir da integração de novas tecnologias e metodologias inovadoras. O investimento total é de R$ 200 milhões e as ações serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual.
Em um primeiro momento, as Salas do Amanhã Digital chegarão a 100 escolas em todas as regiões da Paraíba. Esses espaços serão equipados com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os estudantes tenham contato direto com as novas tecnologias.
Outra frente de atuação do programa são as Salas do Amanhã Digital Maker, inicialmente presentes em 20 escolas. Nessas unidades, os alunos serão incentivados a aprender de forma prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75”, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda. O objetivo é estimular a criatividade, a resolução de problemas e a inovação dentro do ambiente escolar.
O chefe do Executivo estadual ressaltou que a Educação é uma política prioritária do seu governo e, por isso, tem recebido importantes investimentos.
“As salas e equipamentos que estamos implantando vão resultar em uma verdadeira revolução para as escolas. Com isso, nós queremos estimular a criatividade e a inovação no ambiente escolar, dando todas as condições para que nossos jovens conquistem seus espaços no mercado de trabalho, oferecendo a eles o que há de mais moderno, com a aprendizagem na prática”, frisou.
Além disso, o Programa Amanhã Digital também está integrado ao portal de serviços da Secretaria de Educação dentro do ecossistema Paraíba Digital, ampliando o acesso da comunidade a serviços administrativos da Educação Estadual. O objetivo central da iniciativa é preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro, aproximando a escola do universo tecnológico e das competências exigidas pelo século XXI.
Também foram anunciadas outras ações integradas ao Amanhã Digital, dentre elas a parceria com a Stellantis, voltada à promoção de práticas tecnológicas e educacionais; lançamento de uma plataforma de correção de redações, que dará suporte aos professores no Desafio Nota 1000; e de uma plataforma de Saúde Emocional, ligada ao Serviço de Saúde Emocional da rede, voltada ao bem-estar e ao cuidado com os estudantes.
O termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação, a Stellantis e a Associação Stem Brasil visa a capacitação de professores e a formação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com o envio de kits de materiais de laboratórios para as 70 escolas participantes; realização de percursos formativos presenciais e virtuais para professores de ciências e matemática, incluindo conhecimentos de robótica e atividades práticas experimentais mão na massa e feiras de ciências presenciais e virtuais.
Na ocasião, o governador ainda assinou o edital para a realização da Competição Paraibana de Robótica 2025 que tem o objetivo de estimular o protagonismo dos jovens no campo da tecnologia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro.
Azevêdo também destacou que a gestão tem feito investimentos em todos os níveis de ensino. “Nós atuamos desde o ensino infantil, com a construção de 213 creches, com o Alfabetiza Mais Paraíba, até a chegada do estudante no ensino superior, com programas como o Se Liga no Enem, Desafio Nota Mil, Conexão Mundo, além das bolsas de pesquisas da Fapesq”, acrescentou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba