
Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lançou nesta segunda-feira (21), por meio da Secretaria de Educação, a 1ª Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. A competição contemplará estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º).
Os três estudantes que obtiverem a maior nota por categoria serão premiados com medalhas e uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. Além disso, dois professores e um gestor também estarão no grupo que fará a viagem internacional.
O prefeito do Recife, João Campos, participou da cerimônia de lançamento da OMR, realizada na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, e rememorou que foi seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que lançou a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, em 2004. Na época, Eduardo Campos era ministro da Ciência e Tecnologia, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Eu tinha a obrigação de fazer isso como Prefeito do Recife, pois as realidades completamente distintas se aproximam quando existe uma educação fortalecida. A gente sabe que se um aluno olha ao redor e vê que na família dele não tem ninguém com curso superior, ninguém com uma formação diferente, ele vai achar que aquilo não é um espaço para ele. Mas quando apresentamos oportunidades, mostramos que é possível e que ele pode ser o que quiser. A viagem internacional para conhecer a NASA representa isso”, disse o prefeito João Campos.
A cerimônia de lançamento da primeira edição da OMR também contou com a participação da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que participou da primeira Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) aos 11 anos de idade.
O bom desempenho fez com que a parlamentar ganhasse uma bolsa de estudos no Colégio Etapa I. Ao concluir o ensino médio, Tabata já acumulava mais de 40 medalhas em competições de Matemática e Ciências, incluindo disputas internacionais, quando integrava as equipes brasileiras.
“Estou aqui hoje, com ensino médio e faculdade, por causa da Olimpíada de Matemática. Eu venho aqui ao Recife porque eu tenho muita gratidão a Eduardo Campos, que criou a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, mas sobretudo porque eu olho para os alunos e vejo todos os sonhos, todas as possibilidades possíveis”, destacou a parlamentar.
Com informações do Jornal do Commercio