O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lançou nesta sexta-feira (28) o Todos pelo Recife, programa de participação social que permitirá ao cidadão recifense apontar demandas, monitorar e avaliar políticas públicas por meio de uma plataforma online.
O objetivo é promover a cidadania ativa, realizar uma gestão pública eficiente, oferecer ferramentas para o desenvolvimento sustentável e centralizar os serviços públicos para a melhoria de vida das pessoas.
A partir das contribuições apontadas na plataforma, será elaborado o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, que pela primeira vez na história da capital de Pernambuco será realizado de forma colaborativa.
Segundo Campos, o programa Todos pelo Recife surge da necessidade de oferecer ambientes democráticos para promoção do diálogo permanente entre a Prefeitura e a população.
“Através desta plataforma, nós queremos convidar você a participar do processo de tomadas de decisões na nossa cidade, para você possa dar a sua contribuição, entendendo o que é prioritário para a nossa cidade. Para um gestor poder governar, é preciso saber ouvir, entender as prioridades para poder construir o planejamento para os próximos anos”, afirmou.
Agentes da Prefeitura também estarão espalhados pela cidade para fazer as coletas das prioridades nos locais de circulação de pessoas, como nos mercados e na periferia. O objetivo é que as indicações das prioridades pela população propicie uma leitura diferenciada sobre a cidade, seus desafios e suas potencialidades.
As contribuições serão recolhidas até 7 de junho pela site Todos pelo Recife, na plataforma Conecta Recife. Elas passarão por um processo de tratamento de dados para que sejam incorporadas ao PPA, que será remetido à Câmara Municipal no final do mês de setembro.
No site, o cidadão encontrará os eixos estratégicos que nortearão a elaboração do Plano nas seguintes áreas: Assistência Social e Garantia de Direitos; Economia, Trabalho e Empreendedorismo; Educação; Gestão Urbana e Espaços Públicos; Gestão, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saúde; Segurança Cidadã; Turismo, Esportes e Lazer e Cultura.
A segunda fase do Todos Pelo Recife está programada para ser realizada no segundo semestre deste ano com o lançamento da Central de Atendimento, que unificará o atendimento ao público de todas as frentes de trabalho relacionadas à zeladoria da cidade.
Além disso, estão previstos para o próximo ano a realização dos seminários Todos Pelo Recife para a formulação do Orçamento Cidadão e o lançamento do Observatório do Recife.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional