O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), afirmou que vai construir parques alagáveis nas margens dos rios e criar cinco complexos educacionais para expandir a rede de ensino integral.
Questionado durante entrevista dada ao NE1, da TV Globo, sobre suas propostas para lidar com os efeitos das mudanças climáticas na cidade, Campos disse que uma das estratégias que pretende utilizar, se for reeleito, é construir parques alagáveis nas margens dos rios, para que a água seja absorvida por essas estruturas, evitando enchentes.
“Nós vamos fazer um parque do Tejipió, que aqui foi anunciado. Ele vai ser um parque alagável, com uma parte na margem do rio, que ele é feito para as pessoas utilizarem, brincarem, e no dia de forte chuva ele é feito para uma parte dele alagar. Então, a água vai para aquela área, mas não vai para a casa das pessoas. Então, a gente vai fazer o parque de Beberibe, o parque do Ibura, do lado da ladeira da Cohab, a gente vai fazer o parque dos Coelhos, lá em [na comunidade do] Roque Santeiro. E todos esses parques, que são na margem do rio, levam uma lógica de serem uma infraestrutura que dialoga, que está presente com as mudanças climáticas. Que é você construir áreas que recebem água no momento da chuva e que, principalmente, criam áreas verdes, áreas que precisam ser intensificadas olhando para o futuro”, declarou.
Ele também disse que algumas obras de mobilidade na cidade podem servir como reservatórios de água, e deu o exemplo de serviços realizados na Zona Sul do Recife.
“Vai ter a duplicação da ladeira da Cohab, nós vamos requalificar a Avenida Dois Rios e a Dom Hélder. A Dom Hélder, que é aquela que chega na Avenida Recife, nós vamos elevar o nível dela e, embaixo, vai ficar um grande reservatório de água para poder conter as cheias daquela região, que é sempre um problema crítico”, disse.
Segundo o prefeito, com a abertura dos equipamentos educacionais serão abertas 2,5 mil novas vagas na rede municipal.
“A gente fez um compromisso de passar dos 50% de matrícula nos anos finais e cumprimos isso. Quando a gente fala da educação integral, a gente precisa expandir a rede para possibilitar que uma escola que funciona de manhã e de tarde vai funcionar um dia inteiro, com uma única turma, e essa outra turma vai ser realocada. Então, a gente vai seguir expandindo com a educação integral. Para isso, haverá, sim, a necessidade de, pelo menos, a construção de cinco complexos educacionais para receber essa expansão da educação integral do ensino fundamental”, afirmou durante entrevista dada ao NE1, da TV Globo.
Em seu plano de governo, João Campos cita a realização de obras de urbanização em comunidades vulneráveis. Segundo ele, serão feitas obras de urbanização integrada, a exemplo de uma comunidade no Coque, na região central do Recife.
“É a gente garantir dignidade, a gente vai fazer drenagem, saneamento, a ligação do saneamento da casa da pessoa até a rede coletora, que é um problema que muitos locais não fazem, e a gente vai, além de garantir toda essa parte de infraestrutura, fazer a infraestrutura social, de equipamento público, quadra de esporte, espaço para prática de atividade cultural”, destacou.
João Campos também prometeu expandir a rede de consultórios na rua, que, de forma itinerante, atende a pessoas em situação de rua pela cidade. O atual gestor disse que duplicou o número de equipes que havia na cidade e que, se for eleito, vai aumentar em 50%.
“Há uma equipe multidisciplinar, com pessoas da assistência social, pessoas da Secretaria de Saúde, profissionais de saúde que fazem o atendimento itinerante. Nós duplicamos a rede do Centro POP da cidade, expandimos a rede de cuidado, porque é fundamental. […] E é muito importante ter ações itinerantes, os consultórios de rua não são fixos, eles são itinerantes. Nós duplicamos a equipe e vamos aumentar em mais 50% a capacidade atual”, disse.
Para finalizar a entrevista, João Campos afirmou ser uma honra governar a cidade do Recife e que quer ter a oportunidade de seguir trabalhando, se reeleito.
“A maior honra da minha vida é governar a nossa cidade. Eu dediquei toda a minha energia e disposição a fazer isso, faço isso com muita alegria, com felicidade. Fizemos muito, mas ainda tem muita coisa a fazer, muita coisa para ser melhorada, construída, e tenho certeza que eu estou pronto, estou animado. Sei como fazer e quero ter a oportunidade, mais uma vez, de ser prefeito”, finalizou.
Com informações do NE1