O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), foi eleito vice-presidente para Assuntos das Cidades das Regiões Metropolitanas da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), escolhida nesta quarta-feira, 24 de abril, em Brasília. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi eleito presidente. A nova diretoria será empossada na quinta-feira, 25 de abril, em Brasília, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer. O mandato é de dois anos.
“Pretendo utilizar da experiência em administrar uma das cidades mais importantes do Brasil para desenvolver propostas e soluções para todas as 35 regiões metropolitanas do País. Devemos pensar, juntos, em soluções integradas e a trocar ideias e experiências de modo a beneficiar a população e as comunidades de todas as regiões”, disse Jonas Donizette.
A FNP promoveu em 2012, o 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável no qual foi elaborada a “Carta dos Municípios Brasileiros pelo Desenvolvimento Sustentável”, que defende a maior participação dos municípios na implementação de políticas públicas para promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental no Brasil.
Com 24 anos de história, a FNP é composta atualmente por 250 municípios filiados. O número inclui a participação de 26 capitais brasileiras e de mais de 100 cidades com população acima de 100 mil habitantes.
A criação da FNP foi em 1989, a partir da articulação política de um grupo de prefeitos de algumas capitais, coordenada pela então prefeita de São Paulo, Luíza Erundina. Dez anos depois, em 1999, foi transformada em uma instituição formalmente regulamentada e constituída.