O deputado federal José Stédile (PSB-RS) recebeu, na sexta-feira (7), do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, o Prêmio Mérito Eda Elsa Werner. Essa condecoração é entregue a pessoas que não são bibliotecárias, mas que colaboram com a Biblioteconomia no Rio Grande do Sul.
A homenagem aconteceu durante o Seminário Internacional: O papel da biblioteca e da leitura no desenvolvimento da sociedade, realizado na Assembleia Legislativa, e faz parte da programação da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro reuniu especialistas, educadores sociais, bibliotecários, professores, militantes do tema da leitura, um conjuntos de pessoas dispostas a contribuir nos mais diversos processos de mediação de leitura e formação de leitores.
Acompanhado de sua esposa Alexandra Stédile e da filha Ana Clara, Stédile recebeu a premiação. O deputado é idealizador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, que objetiva destacar o papel estratégico da Biblioteca Pública na formação do cidadão, busca regulamentar a profissão de Técnico em Biblioteconomia e a Universalização das Bibliotecas Públicas, por meio de Projeto de Lei que tramita no Congresso.
O socialista reforçou a importância de valorizar os profissionais da área, pois acredita que este caminho é fundamental para o desenvolvimento de todos os cidadãos e lembrou que infelizmente o Brasil ainda tem um percentual elevado de analfabetos funcionais. O deputado destacou que o estado gaúcho tem apenas 21 bibliotecários para atender todos os conselhos e disse que essa realidade precisa mudar.