A Juventude Socialista Brasileira (JSB) e a Fundação João Mangabeira (FJM) promoveram, no início do mês, o curso de formação política “A Juventude se Une com Coragem e Esperança”, em Venda Nova, município a 103 km da capital Vitória, no Espírito Santo.
No total, 120 jovens socialistas de 12 cidades capixabas participaram de 11 mesas de debate e palestras sobre temas como movimento estudantil, funções parlamentares, história do PSB e mídias sociais.
Participaram do encontro o presidente da FJM, Renato Casagrande, o deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES), o presidente do PSB-ES, Luiz Ciciliotti, o vereador de Venda Nova, Chico Foletto (PSB), e o ex-prefeito de Pinheiros, Antonio da Emater.
“Saímos do curso motivados a praticar a boa política e com a esperança de construir um estado e um país melhor”, comemorou o presidente estadual da JSB, Jiberlandio Sahad.
Durante o evento, a JSB entregou uma carta a Casagrande com propostas para a pré-candidatura do socialista ao governo do Estado, como a criação de uma universidade estadual e da Subsecretaria de Juventude, além da ampliação do passe-livre para todos os estudantes do Estado.
Outro documento foi entregue ao deputado federal Paulo Foletto em apoio à sua pré-candidatura à reeleição. No texto, os socialistas defendem ainda a ampliação do ‘ID Jovem’ para viagens intermunicipais. Atualmente a concessão de descontos pelo programa abrange somente viagens interestaduais.
Houve ainda, durante o curso, a 1ª Plenária de Políticas LGBT da Juventude, na qual foram debatidos o combate à LGBTfobia, o uso do nome social por pessoas trans nas Eleições 2018 e políticas públicas para a juventude LGBT.
O evento contou ainda com a participação do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rodrigo Moreira, do diretor de políticas públicas da UNE, Tales Bandeira, e do diretor de relações internacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Washington Campos.
Também estiveram presentes representantes dos segmentos sociais do PSB, como Jacqueline Moraes (Secretaria Nacional de Mulheres), Valneide Nascimento (Negritude Socialista Brasileira), Renan Cadais (LGBT Socialista).