
Foto: Chico Ferreira/Liderança do PSB na Câmara
A deputada federal e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão Keiko Ota (PSB-SP) apresentou nesta terça-feira (5) a exposição Hiroshima e Nagasaki – do Fim ao Renascimento, uma travessia de Perdão e Cultura de Paz.
A mostra, de curadoria da primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, fica exposta até o dia 15 de junho, na Câmara dos Deputados. A iniciativa é do Grupo Parlamentar Brasil-Japão com o apoio do Hiroshima Peace Memorial e da Fundação João Mangabeira (FJM).
A abertura da exposição contou com a presença de autoridades, entre eles o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Também estiveram presentes Márcia Rollemberg e o presidente da FJM, Renato Casagrande.
Keiko Ota afirmou que a exposição busca estreitar a relação entre Brasil e Japão, além de mostrar o exemplo de superação do povo japonês em decorrência do extermínio de milhares de civis nos ataques às cidades de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto), há 70 anos.
“É possível transpor inúmeras barreiras, sejam elas sociais, políticas e econômicas. A própria natureza se encarrega de corrigir o destino. O universo busca o ponto de equilíbrio pelo perdão”, disse Keiko Ota.
“Precisamos apoiar e preservar a tradição da cultura oriental junto às comunidades nipo-brasileiras, uma vez que o Brasil abriga a maior comunidade nikkei do mundo”, complementou a socialista.
Para Casagrande, a exposição representa a oportunidade de incentivar a sociedade a relembrar um dos episódios mais sombrios da história mundial.
“A outra mensagem que está embutida é a capacidade de renascimento. Que nós relembremos a necessidade de por fim às armas nucleares, às armas químicas, às armas de destruição e que a paz seja um compromisso de toda sociedade mundial”, destacou.
A exposição é gratuita e está localizada no Espaço Mário Covas, Anexo II, da Câmara dos Deputados.
Serviço
O que: Hiroshima e Nagasaki – do Fim ao Renascimento, uma travessia de perdão e cultura de paz
Quando: 4 a 15 de junho
Onde: Espaço Mário Covas, Anexo II, Câmara dos Deputados (acesso pela via S2).
Com informações da Liderança do PSB na Câmara