Os líderes na Câmara do PSB, Pedro Campos (PE), e do PT, Lindbergh Farias (RJ), solicitaram à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar o uso de uma bandeira dos Estados Unidos durante a manifestação bolsonarista realizada no domingo (7), na Avenida Paulista, em São Paulo.
Os parlamentares apontam a possibilidade de a bandeira americana ter sido cedida por representantes da National Football League (NFL), principal liga de futebol americano dos EUA, que realizou um evento em São Paulo dois dias antes do ato político com uma bandeira bastante similar à exibida pelos manifestantes.
Na notícia-crime apresentada à PF, os líderes alegam que a eventual cessão ou apoio logístico de uma entidade estrangeira, pública ou privada, a uma manifestação política no Brasil pode configurar violação à Constituição Federal e à Lei dos Partidos Políticos, que proíbem financiamento ou subordinação de partidos a recursos de procedência externa.
Segundo os parlamentares, o uso da bandeira americana não deve ser tratado como um gesto isolado. “Não se trata de um ato inocente, mas de mais um componente do alinhamento da extrema-direita brasileira a interesses estrangeiros, visível no apoio a sanções contra o país, no uso de símbolos como o boné ‘MAGA’ de Donald Trump e nas conexões internacionais do bolsonarismo”, afirmam.
Campos e Lindbergh pedem que a PF pericie as imagens do ato, investigue a origem e transporte da bandeira, ouça representantes da NFL Brasil e os organizadores da manifestação, além de apurar eventual financiamento externo. Caso haja indícios de envolvimento de autoridades com foro privilegiado, os deputados solicitam o encaminhamento do caso à Procuradoria-Geral da República (PGR).






