A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) foi eleita como segunda procuradora adjunta da Mulher, na eleição para a nova composição da Secretaria e da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.
“Vou contribuir ainda mais para uma boa articulação entre os trabalhos legislativos das bancadas femininas da Câmara Federal com as bancadas das Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais”, disse Lídice.
A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional criado em 2009 com o objetivo de zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara, e também fiscalizar e acompanhar programas do governo federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.
A socialista sempre teve seus mandatos com atuação voltada à defesa dos direitos humanos, de mulheres, crianças, pessoas idosas e com deficiência, entre outros temas. De 2019 a 2020, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara.
Ainda em sua carreira política, foi a primeira prefeita de Salvador (BA) e primeira senadora eleita pelo Estado da Bahia. No Senado, participou ativamente das ações da Secretaria e da Procuradoria Especial da Mulher daquela Casa. Além disso, já foi vereadora, deputada estadual, deputada federal constituinte e este é o seu terceiro mandato como deputada federal.
“Agradeço o apoio de todas as deputadas que me confiaram seu voto. Espero colaborar ainda mais com as lutas da bancada feminina em defesa das mulheres brasileiras”, declarou Lídice.
Na atual legislatura, a bancada feminina na Casa possui 77 deputadas, um aumento de 15% das cadeiras em comparação com a anterior (51 deputadas).
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara