
Lídice da Mata durante discurso na cerimônia de premiação. Foto: Rafael Nunes
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) recebeu nesta segunda-feira (14), durante cerimônia realizada em Brasília, o Prêmio Neide Castanha, em reconhecimento a sua atuação no combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes.
O prêmio foi entregue durante o 2º Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, evento organizado pela Unicef, pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, pela Rede ECPAT Brasil e pela Universidade de Brasília (UnB).
Lídice tem diversos projetos voltados à defesa da criança e dos adolescentes e coordenou, pelo Senado, a Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Ao agradecer a premiação, a senadora afirmou que a violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre em “todos os estratos sociais” e destacou a necessidade de o Poder Legislativo dar prioridade ao problema.
“Muitas pessoas acham que essa violência não existe e, quando existe, sempre a vinculam a situações de pobreza. Porém, a violência sexual contra crianças e adolescente acontece em todos os estratos sociais”, declarou.
O congresso marcou os 18 anos de mobilização pelo 18 de maio, data de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
O Prêmio tem seis categorias e é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil, com forte atuação no enfrentamento da violência sexual contra este público.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da assessoria de imprensa da senadora