
Praça no entorno será utilizada para atividades com idosos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom-Maceió
Os idosos de Maceió em situação de vulnerabilidade agora terão um lugar para acolhê-los no Município, a Cidade do Idoso. O primeiro abrigo público para idosos do estado funcionará no bairro Ponta Grossa e acolherá de 100 a 150 idosos.
A Cidade do Idoso de Maceió será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas. Um ambiente ideal para pessoas da terceira idade, 100% novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença de todos. O projeto também prevê atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade.
O projeto foi lançado na segunda-feira (15), quando as chaves de um prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, que será reformado, foram entregues ao secretário de Assistência Social, Claydson Moura. O prefeito JHC (PSB) autorizou o investimento para a construção da primeira Cidade do Idoso da capital alagoana.
“A praça que fica aqui em frente (ao prédio), será a primeira praça do idoso de Maceió, com academia e local para apresentações culturais, com 100% de acessibilidade. Nossas vovós e vovôs vão morar com a gente, não vão ficar mais abandonados. Esses idosos viverão os melhores anos da vida deles aqui na Cidade do Idoso. Vai ser um lugar de vida, de muito amor e cuidado, não um depósito de gente. Vamos construir juntos a Cidade do Idoso e valorizá-los como merecem”, destacou o secretário.
O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho, esteve presente na solenidade e falou da importância da doação do prédio.
A iniciativa é uma reivindicação antiga, um marco histórico para os que lutam pela causa da pessoa idosa. Será a primeira instituição pública do Município para os idosos, e vai atender um público que é hoje assistido apenasp or instituições privadas e associações.
A necessidade maior é de abrigar idosos carentes, que as famílias não têm condições de cuidar. Ver a pessoa idosa no foco da atenção, no foco das políticas públicas é uma grande felicidade. Queremos agradecer a Assistência Social pela iniciativa”, disse o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marceliano Teixeira.
O presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Gilberto Irineu, destacou que essa iniciativa é a concretização de um sonho para a população idosa de Maceió, cumprindo o Estatuto do Idoso, no Artigo 3, que diz que é dever do poder público garantir saúde, habitação, e uma boa convivência a pessoa idosa.
Com informações da Prefeitura de Maceió