Programa desenvolvido por meio de parceria prevê desassoreamento e recuperação do espelho d’água
O prefeito Marcio Lacerda, candidato à reeleição pela coligação "BH Segue em Frente", e o presidente da Copasa, Ricardo Simões Campos, acompanharam nesta quinta-feira (27/9) os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fernando Bretas e Yvon Mellinger, em uma visita à Lagoa da Pampulha para avaliar os pontos de intervenção do programa de despoluição e recuperação ambiental da lagoa.
A Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo de Minas, por meio da Copasa, a instituição financeira e a Prefeitura de Contagem serão parceiros em um investimento de cerca de US$ 150 milhões em ações para despoluir, promover o desassoreamento e revitalizar o entorno da lagoa. Do total de recursos, metade será financiada pelo BID.
O programa de recuperação ambiental prevê a redução em 95% do esgoto lançado nos córregos que formam a bacia, a retirada dos resíduos e o tratamento da água, para que a lagoa possa ser liberada para a prática de esportes náuticos até 2014.
Na visita, eles estiveram no Parque Ecológico, na unidade de tratamento do córrego Ressaca, na enseada em frente ao Jardim Zoológico e na Barragem da Pampulha.