Em sabatina da PUC Minas, prefeito revelou ações que serão realizadas em áreas como habitação e políticas para jovens
O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, participou na noite desta terça-feira (4/9) de uma sabatina promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico. Bastante aplaudido, Marcio teve a oportunidade de apresentar para cerca de 500 universitários ações que estão sendo desenvolvidas na capital e propostas para a próxima gestão.
Após fazer um histórico de sua trajetória pessoal, profissional e política, Marcio ressaltou a parceria que a prefeitura mantém, desde 2009, com universidades, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras instituições. As parcerias e o diálogo permanente garantiram e continuarão garantindo uma gestão participativa e colaborativa.
Para exemplificar o modelo de gestão, Marcio citou o Planejamento Participativo Regionalizado, por meio do qual a população definiu mais de 2 mil demandas para a cidade, e os Planos Diretores Regionais, amplamente discutidos com os belo-horizontinos.
Em relação a ações que beneficiam diretamente os estudantes, Marcio destacou o meio-passe estudantil, que será ampliado na próxima gestão para beneficiários do ProUni e para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o Centro de Referência da Juventude, em processo de licitação.
“Conversamos com jovens em 2008 e essa era uma demanda de todos. O jovem precisa ter um espaço físico onde encontre oportunidades em diversas áreas. O Centro de Referência vai funcionar como um polarizador entre os 16 centros culturais da cidade. Teremos um espaço de informação, de cultura e de convivência entre os jovens”, destacou.
Na área da habitação, Marcio destacou que a meta estabelecida em 2008 para o processo de regularização fundiária será cumprida até o fim do mandato. Segundo o prefeito, 12 mil famílias já receberam o título de propriedade da moradia e outras 3 mil vão receber até o fim deste ano, atingindo as 15 mil propostas pelo Programa de Governo 2009-2012. Famílias que viviam em área de risco ou de inundação também foram reassentadas.
Marcio reafirmou o compromisso de construir novas unidades habitacionais. Cerca de 5.500 já foram entregues e outras 2 mil serão inauguradas até dezembro. A meta é entregar 9.500 apartamentos até 2014 e 15.500 unidades até 2016. E a prefeitura vai trabalhar pela mudança da legislação que regula a ocupação urbanística para permitir a construção de 55 mil novas moradias.
Outras ações
Respondendo a um questionamento do estudante de Ciências Contábeis, Pedro Duarte, Marcio explicou as intervenções que estão sendo feitas na Lagoa da Pampulha pela Copasa e as ações que serão realizadas pela prefeitura após a conclusão do trabalho da empresa estatal.
“Vamos fazer o desassoreamento da Lagoa, mas antes é preciso que a Copasa termine o trabalho de coleta de esgotos lançados. Estamos buscando um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para que, além das ações já previstas, possamos fazer outras intervenções visando o lazer, o paisagismo e a prática de esportes náuticos”, contou.
Ao final da sabatina, Marcio agradeceu a oportunidade de conversar com os universitários. “Em todas as discussões das quais participo, seja com qual público for, sempre pergunto muito. Faço isso porque antes de tomar uma decisão, é preciso ver as variadas visões que as pessoas têm sobre determinado assunto para buscarmos um consenso o mais construtivo possível”, disse.