
Foto: Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), assinou decreto que institui uma comissão dedicada a perseguir as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.
A comissão para os assuntos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será formada por representantes do setor público, privado e sociedade paulista para monitorar a implementação dos objetivos globais no Estado.
Os ODS, também conhecidos como Agenda 2030, fazem parte de uma agenda global das Nações Unidas que reúne 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas por seus signatários até 2030. Integram as pautas temas como pobreza, fome, educação, saúde, igualdade de gênero, saneamento, meio ambiente e justiça social.
Pelo decreto, São Paulo passa a fortalecer seu papel estratégico para a agenda no Estado a fim de melhorar a qualidade de vida da população.
À comissão, cabe elaborar o plano de ação para implementação da Agenda 2030 no Estado; propor estratégias, instrumentos, ações e programas para a implementação dos ODS; acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos Objetivos; entre outras funções.
Em um prazo de 90 dias, a contar da assinatura do decreto, os 16 representantes que farão parte do grupo devem ser indicados.
Os ODS substituíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um plano de 8 objetivos da ONU, que vigorou de 2000 a 2015, com apoio de 191 nações.
Durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, em setembro de 2015, 193 países-membros assinaram o documento.
Com informações do Governo de São Paulo