Valorização de pessoal, rompimento com a Escola Plural, Umeis e
Academias da Cidade tiveram destaque no programa de rádio
A Educação continuará a ser uma das áreas prioritárias da administração pública municipal e os investimentos em políticas sociais e na cultura serão mantidos e ampliados. Esses compromissos foram reforçados pelo prefeito e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, no programa eleitoral de rádio, transmitido nesta segunda-feira (24).
Na gestão atual, Marcio promoveu a valorização dos professores e educadores infantis, com aumentos de salários acima dos índices da inflação, e o rompimento definitivo com o modelo da Escola Plural, pelo qual os alunos eram aprovados sem aprender.
Além disso, a prefeitura implantou aulas de reforço para alunos com baixo rendimento ou com dificuldades e o fornecimento de material e uniformes completos para os estudantes da rede de educação municipal, com direito a agasalhos, meias e até tênis.O número de alunos na Escola Integrada passou de 15 mil para 65 mil na gestão atual.
Marcio também ressaltou o aumento no número de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) passando de 40 para 66. Outras 50 estão em fase de contratação e 24 sendo projetadas.
"Quanto mais converso com educadores das Umeis, com especialistas das escolas infantis e com pais de crianças atendidas mais tenho certeza de que esse é o modelo ideal para atender as nossas crianças pequenas. Estamos trabalhando muito para ampliar as vagas e o número de escolas. Estamos investindo também nas creches conveniadas para que elas alcancem a qualidade das Umeis e atendam mais crianças com rapidez", afirmou o prefeito.
Cultura e social
O programa mostrou também os avanços significativos na Cultura. O investimento por meio da Lei de Incentivo à Cultura passou de R$ 5 milhões para R$ 13 milhões. Marcio realizou ainda a maior edição da história do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua, o FIT, que chegou a 157 espetáculos em todas as regiões da cidade.
As academias da cidade são outro projeto que Marcio ampliou de maneira significativa. Em 2008, o projeto atendia 812 pessoas em oito unidades. Hoje são 50 e 23 mil pessoas participam das atividades, a maioria idosos e portadores de limitações físicas, pessoas que tinham dificuldades de acesso à prática regular de exercícios físicos tão importantes para a saúde.
"Ainda não resolvemos todos os problemas, mas encontramos o jeito certo de fazer, que é trabalhar sério, ouvindo as pessoas e cuidando bem do dinheiro público", disse o prefeito.