Desburocratizar processos, incentivar microempreendedores e criar o Programa Vila Produtiva também estão entre as propostas para o próximo mandato
O fortalecimento da política de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte e a desburocratização para a abertura de negócios foram os principais destaques da participação do prefeito Marcio Lacerda na sabatina promovida pelo Ibmec, na noite desta segunda-feira (24/9). Candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio apresentou algumas das mais de 500 propostas incluídas no Programa de Governo 2013-2016, lançado na semana passada.
Para Marcio, as melhorias na infraestrutura de transporte, de saneamento, de telecomunicações, de energia e dos indicadores sociais precisam vir acompanhadas da geração de emprego de qualidade e do aumento da renda média da população. Ele ressaltou a vocação da capital para o setor de serviços como uma oportunidade para fixar o belo-horizontino e atrair pessoas de fora na hora de buscar bons serviços.
“A capital já atrai gente de uma grande região do Estado, não só da Região Metropolitana, que vem atrás de serviços. Com incentivos, podemos aumentar o valor agregado oferecido para expandir esse interesse para além de Minas Gerais”, explicou Marcio.
O prefeito citou a área da saúde, que oferece bons profissionais, equipamentos de qualidade e muitas especialidades. A proposta é enviar para a Câmara de Vereadores projeto de lei para dar condições e criar incentivos para os hospitais atuais se ampliarem.
O Programa de Governo prevê ainda o estabelecimento de um ambiente favorável à instalação e desenvolvimento de negócios de alto valor agregado nas indústrias de diversos segmentos como biotecnologia, tecnologia da informação, turismo e moda. A meta é captar R$ 30 milhões por ano em investimentos de novas empresas.
“Queremos criar uma atmosfera favorável, onde o empresário se sinta acolhido e não enfrente tanta burocracia. Que ele tenha canais de comunicação rápidos e eficazes com o poder público, como câmaras temáticas para discutir cada setor”, disse o prefeito.
Vila Produtiva
O desenvolvimento da base da economia é também uma preocupação de Marcio. Com o programa Vila Produtiva, o prefeito vai incentivar a economia local em vilas e aglomerados. A ideia é repetir o sucesso de projeto em andamento, em parceria com o Sebrae, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, que visa formalizar os microempreendedores dessas áreas. No Aglomerado da Serra, cerca de 200 empresários aderiram ao programa.
Base fundamental para analisar as necessidades locais, os Planos Diretores Regionais ajudarão no desenvolvimento econômico. A proposta é criar incentivos para atrair atividades de acordo com as demandas. Tudo discutido e avaliado junto à população.
“Manteremos nosso processo de acompanhamento de metas, resultados e indicadores absolutamente aberto e transparente. Todos, cidadão e servidor, integrados na missão de ajudar a melhorar a cidade”, concluiu o prefeito.