Além da criação de 27,3 mil novas moradias, o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, vai implementar os programas Vila Produtiva e Vila Radical para beneficiar moradores de vilas e aglomerados de Belo Horizonte. As ações para os próximos quatro anos tiveram destaque no programa eleitoral de rádio veiculado nesta segunda-feira (3/9).
O Vila Produtiva incentiva a economia das comunidades a partir de três ações: construção de prédios residenciais com lojas para manter o comércio local, implantação de centros comerciais com garantia de unidades para moradores e comerciantes locais e expansão do programa BH Negócios, que facilita pequenos empréstimos para os empreendedores locais com orientação de consultores. O Vila Radical levará às comunidades espaços de lazer para a juventude, com pistas de skate, parkour, basquete de rua e outros esportes.
As iniciativas são complementares ao Vila Viva, ação social de destaque na atual gestão da prefeitura. É o maior programa de urbanização de vilas, favelas e aglomerados do país. Com o trabalho do prefeito Marcio Lacerda, mais famílias passaram a ter uma vida digna, com segurança, infraestrutura, saneamento, acesso aos serviços de educação, saúde e aos programas sociais.
Meio passe
O programa de rádio apresentou ainda depoimentos de estudantes que agradeceram ao prefeito pelo meio passe estudantil. Marcio implantou o meio passe em 2011, destinado preferencialmente a estudantes do Ensino Médio, matriculados e frequentes em instituições de ensino da capital e que residem a um quilômetro ou mais da escola. Em 2011, foram beneficiados 1.865 alunos.
Para Cássio, estudante e morador do bairro Santa Efigênia, os benefícios do meio passe vão além da passagem de ônibus. "Principalmente para aqueles que têm uma renda menor e moram distante da escola, o meio passe ajuda, inclusive, na economia da família", testemunhou ele.
Na próxima gestão, Marcio vai ampliar o meio passe para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Marcio afirmou, ainda durante o programa de rádio, que a manutenção de sua vantagem nas últimas pesquisas, como a do Datafolha, divulgada na última quarta-feira (29/8), é um reconhecimento da população a seu trabalho. O datafolha mostrou Marcio 16 pontos à frente do segundo colocado e com o menor índice de rejeição entre todos os candidatos.
"Sinto-me realizado com esse reconhecimento, que mostra que estou cumprindo a missão com a qual me comprometi. Vamos continuar assim, identificando demandas, debatendo as soluções, criando e cumprindo metas", disse Marcio.