Uma das referências mundiais na luta pacifista pelos direitos civis e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King, será a personalidade do quinto e último vídeo da campanha NÃO VIOLÊNCIA ATIVA – PAZ, ESSA É A NOSSA BANDEIRA.
O vídeo que será lançado nesta terça-feira (28), às 17h, nas redes sociais do PSB aborda marcos na trajetória do ativista político estadunidense que liderou movimentos contra a discriminação racial na década de 50.
Por vivenciar desde a infância a política segregacionista do Estado de Atlanta, Luther King tornou-se um ativista dentro do movimento negro que lutava pela igualdade civil entre negros e brancos e tinha como estratégia de luta a não-violência e amor ao próximo, inspirado pelas ideias cristãs.
Ele foi um dos líderes, em 1955, do famoso boicote aos ônibus na cidade de Montgomery após uma mulher negra ser presa por negar-se a ceder seu lugar a um homem branco no transporte público.
Apesar desta ter sido uma luta vitoriosa, após a Suprema Corte Americana declarar ilegal a discriminação racial em transportes públicos, o ativista sofreu vários ataques no período, chegando a ser preso e ter sua casa bombardeada. Luther King foi morto em 1968 quando se preparava para mais uma marcha civil pacífica.
Líder inspira luta antirracista
Ao longo do mês de junho, o movimento Black Lives Matter (ou Vidas Negras Importam) deu início a uma série de protestos pelo mundo inteiro após a morte de George Floyd, homem preto, sufocado até a morte pelo joelho de um policial, em 25 de maio na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos.
Trechos do famoso discurso de Martin Luther King, “Eu tenho um sonho” foram usados em placas e gritos de resistência em muitos desses protestos, no sonho do ativista as pessoas seriam criadas e tratadas igualmente. “A vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação”, protesta King em um dos trechos.
Os vídeos lançados nas últimas duas semanas pelo PSB têm como objetivo inspirar os brasileiros a lutarem pela democracia, pela paz e pela justiça social, assim como King, em meio a uma agenda antidemocrática que prega o ódio, a discriminação e a intolerância.
Campanha NÃO VIOLÊNCIA ATIVA
A não violência ativa é uma prática de resistência que mobiliza a sociedade em busca da paz, da democracia e da justiça social, sem entrar no campo da agressão, do ódio e da intolerância, explica o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
“Nos últimos tempos, temos assistido uma minoria que prega a violência, a intolerância e o ódio. Por essa razão, estamos realizando uma campanha com uma série de vídeos, inspirada nos ícones da ‘não violência ativa’ como Dom Hélder Câmara, Martin Luther King, e Nelson Mandela, para inspirar os brasileiros a lutarem pela paz, pela harmonia e pela coesão social”, explica Siqueira.
O primeiro vídeo, apresentado em 14 de junho, trouxe Nelson Mandela, líder sul-africano do movimento contra o Apartheid, como figura inspiradora da luta pacífica em defesa dos direitos humanos, da liberdade e pela igualdade racial.
Em seguida, campanha apresentou vídeos de outros grandes líderes e ativistas como Mahatma Gandhi, Dom Hélder Câmara, Greta Thumberg e Malala Yousafzai. Os filmes já lançados estão disponíveis no site oficial do PSB e nas redes sociais para serem baixados e compartilhados.