
Divulgação
O ex-prefeito de São Vicente Tércio Garcia morreu nesta terça-feira (6), às 18h10. Ele lutava contra um mesotelioma peritoneal (câncer em uma camada que recobre os órgãos no abdômen). Engenheiro agrônomo por formação, ele era filiado ao PSB desde 1990 e comandou a cidade entre os anos de 2005 e 2012. Tércio deixa mulher e um filho.
Tércio Garcia estava internado no Hospital e Maternidade Vitória, na Vila Belmiro, em Santos. O corpo já está sendo velado na Loja Maçônica Duque de Caxias, na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 520, no Centro. O sepultamento dele ocorrerá a partir das 15h desta quarta-feira. O atual prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili (PP), decretou luto oficial de três dias. De acordo com familiares, Tércio fazia quimioterapia, mas na última semana seu quadro agravou-se, quando passou a sofrer com uma infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lamentou a morte do ex-prefeito e destacou sua trajetória de militante socialista, servidor dedicado à causa pública e gestor qualificado. “Perdemos um companheiro valoroso que deixa seu exemplo de trabalho, dedicação e perseverança”, afirma Siqueira.
O vice-governador de São Paulo e primeiro-secretário nacional de Finanças do PSB, Márcio França, também lamentou a morte do ex-prefeito, classificando-o como um “guerreiro”. “Perdemos um amigo leal, um homem honesto, um guerreiro, que travou uma luta contínua pela vida e conseguiu se superar para realizar seus sonhos de criar um filho, manter uma família e contribuir para toda uma Cidade desde os primeiros tempos no Horto, passando pela Codesavi até governar São Vicente como prefeito por dois mandatos consecutivos. Deixa um exemplo de resistência e amor que ainda vai acompanhar muitas gerações”, disse França. “Eu perco um irmão que a vida me presenteou. Obrigado amigo. Valeu guerreiro”, complementou o vice-governador.
Carreira
Tércio Garcia começou sua carreira pública em 1989 ao ocupar o cargo de Diretor de Parques e Jardins de São Vicente até 1996. Entre 1993 e 1995 ele também esteve à frente, paralelamente, da presidência da Comissão municipal de Defesa Civil.
Depois disso, ele assumiu outros cargos como a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), o Conselho Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal da Fazenda. Em 2004 se afastou do cargo para concorrer à Prefeitura. Venceu a eleição, sucedendo o socialista Márcio França. Quatro anos depois, se reelegeu com 73% dos votos válidos.
Após deixar a Prefeitura de São Vicente, ele assumiu a presidência do Conselho de Orientação e Controle do Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias Paulistas (Dade). Depois disso, esteve à frente da Secretaria de Administração de Limeira e foi membro do Conselho de Desenvolvimento do município. Tércio também chefiou a Diretoria de Pessoas e Sistemas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Confira aqui a nota de pesar do presidente do PSB, Carlos Siqueira.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do jornal A Tribuna