O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Rede Sustentabilidade querem saber quais mudanças o povo brasileiro considera mais urgentes e importantes para o Brasil neste momento. Por isso, abriram uma plataforma digital colaborativa para receber via internet, até 1º de fevereiro, sugestões, críticas e novas propostas de políticas públicas para melhorar o país.
Cidadãos de todos os estados e municípios brasileiros estão convidados a participar e, com isso, ajudar a construir o programa de governo que a aliança PSB-REDE apresentará à sociedade na campanha eleitoral de 2014.
A plataforma digital, batizada Mudando o Brasil, pode ser acessada pelo site http://www.mudandobrasil.com.br .
Os internautas que preferirem também podem acessá-la clicando sobre o banner Mudando o Brasil, localizado no canto superior esquerdo do Portal Nacional do PSB – www.psb40.org.br .
A REDE DA ESPERANÇA
Toda vez que o Brasil está em crise se volta para a região entrecortada pelo Rio São Francisco, que é o rio da integração nacional, segundo Barbosa Lima Sobrinho. Realmente, esse manancial brasileiro que leva o nome do Santo de Assis, que volta a inspirar a Igreja Católica, sob a liderança do Papa Francisco, tem um forte conteúdo simbólico para o Brasil. Pernambuco é marcado por esse rio e sempre esteve nas lutas do povo brasileiro.
A candidatura de Eduardo Campos significa uma rede de esperança num projeto de nação, através da continuidade da luta e do sonho de Miguel Arraes pela afirmação do nacional e o popular na vida do Brasil, acrescida da visão desenvolvimentista do jovem líder Eduardo Campos, que soube fazer uma aliança política e programática com a Rede de Marina Silva, agregando o tema da sustentabilidade, que é a agenda do século XXI. Mais importante que crescer é saber para onde ir, ouvir o povo e desenvolver de forma sustentável.
Arraes, no seu primeiro governo em 1962, fez o acordo do campo pelo salário mínimo e o MCP – Movimento de Cultura Popular, que inspirou Paulo Freire. Tal governo inovador e revolucionário foi cortado pelo Golpe de 64, que em 2014 fará 50 anos, tendo lhe custado 1 ano e 3 meses de prisão, 14 anos de exílio e grande perseguição a sua família. Fez também, nos seus dois outros governos, importantes projetos sociais, como Farmácia Popular, Chapéu de Palha e Luz para Todos, entre outros, que inspirou alguns projetos sociais do Presidente Lula para o Brasil. Eduardo herdou essa sensibilidade de colocar a política a favor dos mais pobres e dos valores nacionais, como também a coragem de enfrentar adversidades.
O modelo inovador de gestão do governo Eduardo Campos em Pernambuco e a sua capacidade de diálogo e de fazer política é o caminho que acredito que acende uma nova esperança para vencermos a crise que volta a desafiar o Brasil. Vencer a crise com uma nova política que traz uma agenda para o Brasil do século XXI, afirmando os valores da nossa natureza, da nossa cultura e do nosso povo, colocando o Brasil no papel que lhe cabe no concerto das nações. Como já disse o mestre Ariano Suassuna sobre essa luta: “Sei que é uma luta penosa, difícil, áspera. Mas sei também que, se tivermos acuidade suficiente para ouvir a pulsação do nosso grande Povo, encontraremos o caminho de vencê-la. Foi por esse caminho que reencontrei esperança”. O futuro do Brasil será o que construirmos hoje. Venha e colabore com a rede da esperança.