
Governador Ricardo Coutinho percorrerá com sua equipe 14 regiões da Paraíba para definir prioridades de investimentos em obras e serviços. Foto: Governo do Estado da Paraíba
Com o objetivo de discutir com a população de seu Estado as prioridades de investimentos em obras e serviços públicos, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) iniciou no último mês o ciclo de plenárias do Orçamento Participativo Estadual (OPE).
Em seu sétimo ano, o OPE permite que os cidadãos participem das decisões do governo sobre a melhor forma de investir recursos públicos nas cidades em que residem.
O governador Coutinho, seu secretariado e uma equipe de assessores percorrerão as 14 regiões geoadministrativas do Estado para participarem de encontros nos 223 municípios.
Em cada audiência, a população elege até três prioridades de investimentos para a região e propõe ações que podem ser implantadas ou reformuladas para a melhoria da qualidade e da prestação dos serviços públicos em suas cidades.
Todas as regiões são preparadas previamente pelas equipes de gerentes regionais de acompanhamento e formação e de articuladores do governo, com reuniões que têm o objetivo mobilizar e incentivar a participação dos cidadãos no dia da audiência.
Na avaliação do governador, o programa estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilidade do governo e da sociedade para a gestão das cidades.
“Criamos uma rede de interlocução com a sociedade e este instrumento de democracia dá espaço para o povo falar e construir junto com o governo. Somos o único Estado do Brasil que realiza 17 plenárias em todas as regiões para ouvir as demandas da sociedade”, afirma.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba