Para evitar que a população precise pocurar as unidades de saúde desnecessariamente durante a situação de emergência causada pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado de Pernambuco lançaram um aplicativo que garante ao recifense orientações sobre a doença.
O “Atende em casa – Covid 19” permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos. O lançamento ocorreu no último mês e contou com a presença de metade dos 40 profissionais que foram treinados para dar as orientações virtualmente.
A ferramenta, que pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br, é indicada para os pacientes que apresentam sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou pelo vírus Influenza, por exemplo.
Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Google, Pitang, Brany e Fábrica de Negócios, o “Atende em casa – Covid 19” está disponível para os moradores do Recife. Em uma outra etapa, o Governo do Estado vai expandir a experiência para outros municípios da Região Metropolitana.
Na primeira etapa de uso do “Atende em casa – Covid 19”, será feita a triagem da gravidade do caso a partir de um sistema de perguntas e respostas preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A partir das respostas ao questionário, o aplicativo poderá recomendar que as pessoas com sintomas leves repousem e se cuidem em casa, por exemplo. Já nos casos considerados moderados ou graves, a ferramenta abrirá uma vídeochamada para orientação remota com enfermeiro ou médico.
Diariamente, por duas semanas, o paciente com sintomas de gripe leve receberá mensagens de monitoramento do seu estado de saúde, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre o isolamento domiciliar. Se houver sinais de alerta de que os sintomas passaram a ser moderados ou graves, como febre persistente, falta de ar ou dor ao respirar, por exemplo, o paciente será direcionado a uma vídeochamada com um enfermeiro ou médico. Através da vídeochamada, os profissionais poderão fazer uma avaliação, passar as primeiras instruções ao paciente e, quando necessário, poderão encaminhá-lo para uma unidade de saúde.
“O aplicativo web vai permitir um suporte à população para que só cheguem às unidades de saúde os casos mais necessários, após a triagem médica remota. A ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, de forma a agilizar, qualificar e monitorar os casos de Covid-19, apoiando as Secretarias de Saúde na indicação de isolamento domiciliar ou ida a uma unidade de forma mais eficaz e dinâmica”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia
Além de permitir uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, o Atende em casa- Covid 19 vai colaborar com a gestão dos dados da situação do novo coronavírus na cidade e vai servir para nortear as ações no Plano de Contingência da Covid-19.
Com informações da Prefeitura do Recife