A Direção Nacional do PSB lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, na tarde desta terça-feira (13), aos 89 anos.
O líder uruguaio, uma das principais referências da esquerda latino-americana, tratava um câncer de esôfago e estava em cuidados paliativos.
Ex-guerrilheiro que lutou contra a ditadura uruguaia, com o retorno da democracia, elegeu-se deputado federal por Montevidéu, senador, foi ministro da Agricultura no governo de Tabaré Vázquez e presidente do país de 2010 a 2015. Neste período, seu mandato foi caracterizado pela queda nos índices de pobreza, ampliação dos programas sociais e políticas públicas de aumento nos salários. Em seu governo foram instituídos a legalização do aborto com atendimento gratuito no sistema de saúde público, o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a legalização da maconha, com regulamentação do comércio e do cultivo da planta. Mujica também era um entusiasta da integração regional como forma de aproximar os países latino-americanos, trabalhando pelo fortalecimento do Mercosul.
Depois de presidir o país, “Pepe” foi novamente eleito e reeleito senador, deixando o cargo em 2020 diante da pandemia de Covid-19. Afirmou, no momento da renúncia, que deixaria a política para dar espaço às novas gerações.
Neste momento de pesar, o PSB destina suas condolências à família e amigos de Mujica, especialmente a sua esposa, Lucía Topolansky.
CARLOS SIQUEIRA
Presidente nacional do PSB