Foto: Gov. Espírito Santo

A vice-governadora do Espírito Santo Jaqueline Moraes (PSB) realizou, nesta quinta-feira (5), no Palácio Anchieta, a palestra “A mulher e a sua efetiva participação política no Estado Democrático de Direito” durante o encerramento do IV Fórum Estadual de Vereadores.

Na palestra, a socialista destacou que a trajetória da mulher na política brasileira tem um ciclo que começa com a ocupação do espaço de voz.

“Apesar de a mulher estar presente no cenário político, ainda existe uma sub-representação em todas as esferas do governo brasileiro. Existe pouco interesse porque não há uma formação política, e precisamos construir a ideia de competência da mulher na política”, disse.

Durante a palestra, a vice-governadora lembrou da importância do Dia Internacional da Mulher e seu significado na busca por igualdade entre homens e mulheres em diversas esferas da sociedade.

“A mensagem que trago para as vereadoras é que o Estado Democrático de Direito precisa ser garantido, pois é por meio dele que temos o direito de nos reunirmos em qualquer lugar e buscarmos por espaços de fala e poder. É a defesa desses direitos individuais e coletivos passa que pelas mãos, pela luta e resistência das mulheres”, afirmou.

Jaqueline destacou que o 8 de março, além de ser um dia de homenagem e comemoração pelas conquistas que as mulheres tiveram, deve ser lembrado como um passado de lutas, quando elas não tinham sequer o direito ao voto.

“Diante de tudo que estamos vivenciando no país é preciso mostrar, ainda mais, essa nossa resistência feminina”, pontuou.

Com informações do Governo do Espírito Santo