Com objetivo de fortalecer a presença das mulheres no mercado de trabalho e criar espaços recreativos voltados para primeira infância, o Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, abriu a quarta unidade do Pertencer – Espaço de Convivência. Localizado no Habitacional Abençoada Por Deus, na Iputinga, Zona Norte da cidade, o local acolhe 54 crianças.

Com esta nova unidade, o Pertencer chega a 300 crianças contempladas e 50 mães-colaboradoras participando do programa.

Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio conheceu o espaço, que já funciona em dois habitacionais do Recife, o Padre Miguel e o Travessa do Gusmão, localizados no bairro de Afogados e São José, respectivamente, e na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro.

“Este é o quarto Espaço Pertencer do programa Chegando Junto. Agora estamos no Abençoada por Deus, onde recebemos 54 crianças e também parte das mães que passam a trabalhar aqui. As crianças passam o dia inteiro aqui, têm alimentação, brinquedos, parquinho,  tudo para elas terem um pleno desenvolvimento”, disse.

“A gente sabe que no Brasil estamos passando por um tempo muito difícil, onde muitas pessoas estão trabalhando nas ruas e muitas delas levam seus filhos também. Este espaço vem exatamente para isso, para acolher essas crianças. Mais de 300 famílias já foram beneficiadas em toda a cidade pelo Espaço Pertencer”, destacou o prefeito.

O espaço de convivência, que fica onde funcionava a sede da Associação dos Moradores do Abençoada por Deus, foi totalmente reformado, e conta com cozinha, sala de descanso, sala de recreação, parquinho, banheiro, entre outros. No local, as crianças serão orientadas a brincar com qualidade através recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância.

Para a secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, o Pertencer fomenta a esperança e a cidadania junto às mulheres beneficiárias do projeto.

“Esse espaço é direcionado para as crianças, mas não tem como discutir Primeira Infância sem falar em questão de gênero. E aqui, junto com o prefeito Geraldo Julio, integramos neste espaço um grande potencial para o desenvolvimento dessas mulheres. Então a grande maioria volta a estudar, se qualificar e muitas delas são contratadas por nós como estagiárias colaboradoras. Elas fazem um curso profissionalizante de brinquedista onde abre possibilidades para empreender também”, afirmou a secretária.

A ação beneficiou crianças entre seis meses e seis anos de idade, que ficarão sob os cuidados de 10 moradoras-colaboradoras da própria comunidade.

As colaboradoras, por sua vez, estão devidamente matriculadas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o curso profissionalizantes de brinquedista – curso com 360 horas-aula distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses – e que irão auxiliar nas atividades de recreação sob a coordenação de uma arte-educadora.
Com informações da Prefeitura do Recife