O advogado João Henrique Caldas (PSB) tomou posse nesta sexta-feira (1) como novo prefeito de Maceió (AL), junto com seu vice-prefeito, Ronaldo Lessa (PDT). Na transmissão do cargo, JHC anunciou a criação de duas coordenadorias especiais para tratar do plano de vacinação da capital contra a covid-19 e para cuidar das indenizações aos moradores dos bairros afetados pelo desastre ambiental provocado pela Braskem.
Em seu discurso de posse, JHC afirmou que “o dono do poder é o povo, e é para ele que vamos trabalhar”.
“Em novembro, o povo mostrou nas urnas o quanto estava insatisfeito e escolheu a mudança. Agora é a hora de fazer a mudança que a nossa gente tanto quer. A mudança para uma vida mais digna e com uma vacina que chegue logo para que todos possam retomar o trabalho e voltar às ruas com segurança. Agora que a eleição acabou, a esperança que me fez ser eleito já virou cobrança e muita cobrança”, disse.
No total, 250 prefeitos, 265 vice-prefeitos e 2.983 vereadores do PSB tomaram posse nesta sexta-feira em todo o país.
A cerimônia virtual de juramento do cargo ocorreu na Câmara Municipal de Maceió e foi transmitida pelo YouTube para atender às recomendações do Ministério Público Estadual (MPE) como parte das ações de enfrentamento da pandemia.
JHC se posicionou a favor das medidas sanitárias para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Uma das coordenadorias anunciadas pelo prefeito cuidará dos protocolos sanitários a fim de organizar a logística para elaboração de plano próprio de imunização da cidade.
Em seu discurso, JHC citou ainda o escritor alagoano Graciliano Ramos e fez críticas à gestão de Rui Palmeira (sem partido).
“Durante muitos anos Maceió viveu a inércia e o abandono. Quando a pandemia chegou, para agravar a situação em que viviam os nossos maceioenses, quem mais precisava do poder público sentiu na pele as consequências da irresponsabilidade. O maior dever de um gestor público é com o seu povo. Quando as pessoas são deixadas de lado, esquecidas, são elas que mais sofrem, mas também são elas que decidem quando é hora de tomar um novo rumo”, disse JHC.
O socialista disse também que já está trabalhando na edição do decreto para baixar a passagem de ônibus e que vai estender o horário de atendimento nas unidades de saúde para equacionar o estoque de exames e consultas.
Formado em Direito, JHC foi candidato de oposição ao governador Renan Filho (MDB) e ao prefeito Rui Palmeira (sem partido). Nas eleições de 2014, foi o candidato a deputado federal mais votado do Estado e, nas eleições de 2018, o o mais bem votado do Brasil proporcionalmente. Ronaldo Lessa (PDT) foi ex-governador de Alagoas por duas vezes e ex-prefeito de Maceió.
Com informações do Valor e de Alagoas 24 Horas