A educação de Palmas, administrada pelo prefeito Carlos Amastha (PSB), possui uma das melhores avaliações do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação em setembro de 2016, a cidade obteve o melhor desempenho entre capitais tanto nas séries finais (9º ano) – atingindo a média 5.6 e superando até Curitiba, que ficou em segundo lugar com 5.3 – quanto nas séries iniciais (4º e 5º ano) – com média 6.2, atrás apenas da capital curitibana. Este resultado mostrou que Palmas alcançou em 2015 a meta do Ideb prevista para 2021.
Para o prefeito Amastha, este resultado é motivo de orgulho. “Mostra que a qualidade da educação palmense não caiu. Pelo contrário, já superamos as metas de 2021. Daqui por diante é investir mais ainda em capacitação dos nossos professores e em estrutura também”, ressalta.
Os dados do Censo Escolar de 2016 do Inep mostram que a rede municipal de educação da capital tocantinense possui uma baixa taxa de reprovação quando comparada à média do Brasil. O índice de repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é de 1,1%, enquanto a média brasileira é de 7,3%. Para os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano), a taxa de Palmas é de 3,7% e a do país é de 13,3%.
Para manter o nível da qualidade da educação e melhorar ainda mais os índice, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) trabalha com ações estratégicas para intensificar as habilidades de leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico-matemáticos dos estudantes.
Projetos como o Circuito Aproxima, em que equipes das unidades de ensino fazem intercâmbio de práticas pedagógicas por meio da integração de múltiplas disciplinas, refletem as ações da Prefeitura de Palmas em melhorar o aprendizado dos alunos.
Práticas como simulados, formação continuada de professores e supervisores pedagógicos, com foco nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática, também são medidas interventivas, que visam promover o conhecimento necessário aos estudantes a fim de que possam ter autonomia na aprendizagem.
“Com esse conjunto de ações, a Semed objetiva fazer com que todos os esforços da escola se voltem ao desenvolvimento dos alunos, das habilidades necessárias para a compreensão do conteúdo, de maneira a alcançar o que se propõe a educação pública: uma aprendizagem adequada”, afirma o prefeito.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura de Palmas