Inspirado no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, o estado da Paraíba vai construir a primeira Vila Paralímpica do Nordeste, voltada exclusivamente para pessoas com deficiência. O projeto foi autorizado pelo governador João Azevêdo (PSB) e contará com um investimento de R$ 132 milhões do governo estadual.
O complexo será construído em João Pessoa e terá como principal objetivo promover a formação, inclusão e desenvolvimento de paratletas, oferecendo uma estrutura inédita na região. A Vila Paralímpica será referência em acessibilidade e alto rendimento esportivo, um passo importante na valorização do paradesporto no estado e no país.
O equipamento será erguido nas imediações do Estádio de Futebol José Américo de Almeida Filho – Almeidão, no bairro do Cristo.
Atualmente, apenas São Paulo tem um centro de treinamento semelhante, destacou o governador João Azevêdo. “A gente insere a Paraíba em um contexto importante. Agora, vamos dar início à primeira Vila Paralímpica do Nordeste, pensada e projetada com todas as condições para oferecer a todo mundo do Nordeste, não só da Paraíba, a condição de ter um treinamento. Além disso, toda uma estrutura que estará junto para permitir o processo de inclusão”, disse.
O equipamento contará com piscinas aquecidas cobertas, pista de atletismo, áreas para salto em altura, salto à distância e lançamento de dardo, como também espaços que contemplem os paratletas de vôlei sentado, esgrima em cadeira de rodas, entre outros. O prazo para conclusão da obra é de 24 meses.






