
Foto: Governo da Paraíba
A Paraíba venceu o Prêmio Liderança Pública, na categoria “Legado CLP”, com os projetos “Pacto Alfabetiza Mais Paraíba” e “Desafio Nota Mil”. A premiação, concedida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), busca reconhecer boas práticas que contribuem para uma gestão pública mais eficiente.
“A Paraíba conquista mais um reconhecimento nacional na educação, política pública que é prioridade do nosso governo, pois, através dela oferecemos às crianças e aos jovens as condições de realizarem seus sonhos e de terem um futuro de grandes oportunidades”, declarou o governador João Azevêdo, durante a cerimônia da premiação, no último sábado (9), em São Paulo.
O anúncio ocorreu durante o 6º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), cujo tema foi “Transformação, Impacto, Valor Público e Rede de Líderes”.
O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba é um projeto que busca qualificar o trabalho de alfabetização das crianças, com a colaboração dos municípios. São investidos R$ 23 milhões anualmente na elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidade e avaliações de monitoramento.
Já o Desafio Nota Mil tem o objetivo de mobilizar os estudantes da Rede Estadual de Ensino a manter uma rotina de estudos focada na produção e avaliação de redações, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
6º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública
Durante a participação no painel “Democracia Digital”, o governador João Azevêdo destacou as ações para ampliar a oferta de serviços digitais à população. O socialista evidenciou a participação popular nas decisões da gestão, por meio do Orçamento Democrático.
Azevêdo evidenciou os avanços do Governo Digital, que tem facilitado o atendimento das pessoas nas repartições públicas do Estado. “O Estado tem uma experiência em termos de prestação de serviços digitais muito grande. Implantamos o Governo Digital, já temos mais de 400 serviços disponíveis e estamos aprimorando essa ferramenta para garantir mais comodidade ao cidadão que precisa resolver suas demandas no estado e agilizar também o processo interno dentro do Governo”, disse.
O governador também destacou a participação popular na elaboração do orçamento do Estado por meio do Orçamento Democrático. “Nós fazemos reuniões com oito, dez mil pessoas nas plenárias e temos uma troca de experiência muito boa com a população, que dá soluções viáveis para determinados problemas e definem suas prioridades. Nós também criamos um sistema que coleta os pleitos demandados através da internet e a participação das pessoas demonstra a credibilidade nesse instrumento e o reflexo disso é que investimos mais de R$ 3,5 bilhões em obras, ações e políticas públicas definidas pelo Orçamento Democrático”, acrescentou.
O 6º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública reuniu pensadores e líderes da área de inovação para compartilhar conhecimentos e experiências com o intuito de promover o aprendizado e provocar o debate sobre o tema no âmbito do setor público brasileiro.
Com informações do Governo da Paraíba