
Foto: Sérgio Francês/Lid. PSB na Câmara
O deputado federal e líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PSB-PE), começou a recolher nesta segunda-feira (9) assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões golpistas contra as sedes dos Três Poderes da República no último domingo.
“Defendo que o Congresso Nacional seja convocado. O parlamento é a legítima representação do povo e precisa dar os remédios necessários para o vandalismo e para os terroristas. Uma CPI deve ser instalada o mais rápido possível”, afirma o parlamentar.
Para Carreras, a CPI deve apurar “as responsabilidades por ação ou omissão das autoridades públicas competentes, bem como eventuais financiadores da tentativa de golpe que pretendia roer com os Poderes Constituídos”.
Além de Carreras, a deputada distrital Dayse Amarílio (PSB-DF) protocolou outro pedido de CPI, em parceria com o PSOL no DF, para apurar os atos antidemocráticos.
“Se há indício de negligência e omissão, a CPI precisa ser instalada para que possa acontecer uma investigação rigorosa dos fatos. Seguirei cumprindo meu dever institucional, como deputada distrital, fiscalizando e acompanhando tudo com transparência e comunicação direta”, afirmou a parlamentar.
Ontem, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados em ataques terroristas feitos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No fim da tarde deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Distrito Federal. O ato tem que ser apreciado em 24h pelo Congresso Nacional. Durante a madrugada desta segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha do cargo por 90 dias.
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), mais de 300 pessoas foram presas entre domingo e segunda, autuadas pelos crimes de lesão corporal, dano, roubo, furto, posse de arma branca e desobediência. O órgão também confirmou há pouco a apreensão de 42 celulares.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional