O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) entregou o cargo de coordenador da Bancada do Nordeste ao deputado José Guimarães (PT-CE) no último mês. Durante um ano a frente do grupo de 151 deputados, Gonzaga trabalhou para diminuir a pobreza na região e, entre outras conquistas, garantiu a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores e fruticultores do Nordeste afetados pela seca. O parlamentar faz uma avaliação positiva do trabalho realizado nos últimos meses: “Sensação de dever cumprido”.
A renegociação das dívidas dos produtores foi importante para ajudar a recuperar a economia do Nordeste depois da seca que prejudicou inúmeras lavouras no início deste ano. Sob a coordenação de Gonzaga, a Bancada enviou um documento pedindo uma solução à presidente Dilma Roussef, que decidiu suspender, até o final do ano, todas as ações executivas relacionadas às dívidas agrícolas dos pequenos fruticultores. Os leilões de terras também foram suspensos.
Gonzaga Patriota propôs ainda uma parceria com a Bancada do Norte para tentar diminuir a desigualdade entre essas duas regiões e as demais regiões do Brasil. Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Norte e o Nordeste têm 16 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, com renda per capita de R$ 70.
“Unimos esforços porque não se pode ter um País com três regiões desenvolvidas e duas subdesenvolvidas”, pontuou. Para amenizar as desigualdades, Gonzaga pleiteou junto ao Governo Federal a destinação de mais recursos dos programas Brasil sem Miséria e Água para Todos para população do Norte e do Nordeste. Com a sensação de dever cumprido, Gonzaga quer agora que seu sucessor dê continuidade a este trabalho.