O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assumiu a presidência do Consórcio Nordeste, nesta terça-feira (18), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas.
O vice-presidente nacional do PSB destacou que suas prioridades serão as questões de desenvolvimento, meio ambiente, agricultura e turismo. Além disso, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Câmara afirmou que irá manter a característica do consórcio de estar aberto a discussões em favor do Brasil e da região nordestina.
“Vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, a questão do desenvolvimento social e econômico da região, cultura e ações de busca da preservação do meio ambiente”, disse.
“O Nordeste precisa de muitos investimentos, de obras estruturadoras, e tem um nível de desigualdade muito alto. Outras regiões e países que têm interesse em investir no Brasil sabem que essa unidade de nove estados é muito mais propensa a acertos do que se discutir individualmente com cada estado. Vamos continuar a contribuir com o Brasil, contribuir para a nossa região”, ressaltou.
Segundo o governador, o planejamento do Consórcio Nordeste para 2022 vai ser baseado em avanços de estudos realizados pelos 15 grupos temáticos.
Criado em março de 2019, o Consórcio Nordeste é uma autarquia interestadual brasileira formada pelos nove estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e trata-se de uma ferramenta para atrair investimentos internos e externos e alavancar projetos de forma integrada para a região.
Entre as iniciativas do consórcio estão a realização de compras conjuntas e a implementação conjunta de políticas públicas em diversas áreas. Além disso, é uma instância de articulação de interesses comuns, incluindo o diálogo com o Planalto e com o Congresso Nacional.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco, G1 e Diário de Pernambuco