Entre os meses de janeiro e março de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 1,9% em relação ao mesmo período de 2017. A taxa representa R$ 45,1 bilhões em valores absolutos e está acima da média nacional, de 1,2%.
De acordo com as estatísticas divulgadas pelo governo estadual, o aumento do PIB do Estado é decorrente do desempenho de setores como a agropecuária, que teve crescimento de 12,1%; indústria, com 0,9% e o setor de serviços, que teve incremento de 1,4%.
De acordo com o governo de Pernambuco, embora ainda não ideais, os números mostram uma retomada no crescimento da economia do Estado, apesar da crise econômica que atinge o país.
Os resultados positivos na agricultura foram obtidos a partir do incremento de 18,7% apresentado na produção das lavouras temporárias, responsáveis pela produção de milho, mandioca, feijão, abacaxi e tomate.
As lavouras permanentes registraram um crescimento de 6,4%, destacando-se os aumentos na produção de banana, café e maracujá. A pecuária teve 0,5% de acréscimo, com aumento na produção de ovos.
No caso da indústria, o crescimento é explicado pelo desempenho positivo nos setores da indústria de transformação, com 1,3% positivo e da estabilidade na construção civil, com 0,4% positivo.
Já no setor de serviços, as atividades de intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados apresentou variação positiva de 6,8%, enquanto as atividades imobiliárias e aluguéis tiveram acréscimo de 2,9%.
Com informações do Governo de Pernambuco