
Governador Paulo Câmara durante lançamento do novo Portal da Transparência de Pernambuco. Foto: Hélia Scheppa/SEI
O Estado de Pernambuco alcançou o primeiro lugar no Ranking da Escala Brasil Transparente Avaliação 360º (EBT), realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Ministério da Transparência. O Estado obteve nota 9,4.
Foram avaliados os graus de cumprimento dos dispositivos previstos na Lei de Acesso à Informação de 691 unidades, entre Estados e o Distrito Federal, capitais e 665 municípios com mais de 50 mil habitantes, no período de 9 de julho a 14 de novembro deste ano.
O destaque para Pernambuco é resultado da prioridade dada pelo governador Paulo Câmara ao aumento da transparência no acesso a dados públicos pelo cidadão. No início de 2018, o Portal da Transparência, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, passou por uma série de mudanças inovadoras.
Para Câmara, é importante a população participar e exercer controle social da gestão pública. “O Governo de Pernambuco quer que a população participe cada vez mais, ajudando, fazendo o controle social, que é tão útil, junto com o controle interno”, afirmou, durante solenidade de lançamento do novo Portal da Transparência, em fevereiro deste ano.
“Nossa premissa é estar sempre disponibilizando mais informações sobre a nossa administração, para que qualquer pessoa possa entrar no portal e acessar um conjunto de informações úteis, de maneira muito simples, sem precisar de nenhuma senha, e tendo a oportunidade de se conectar com a transparência e com a verdade”, complementou o socialista.
Criado em 2007, de forma pioneira no Brasil pelo então governador Eduardo Campos (PSB), o portal permite à sociedade acompanhar em tempo real a aplicação dos recursos públicos e obter informações gerenciais sobre o funcionamento do Estado.
A ferramenta possui 35 funcionalidades, distribuídas em painéis interativos e com as informações distribuídas em cinco seções (Receita; Despesa; Planejamento e orçamento; Fiscalização e controle; e Acesso à informação). Também é possível registrar elogios ou reclamações, solicitar informações que não estão visíveis na plataforma e filtrar mais as pesquisas sobre convênios de receitas e despesas.
Para conferir o resultado completo do ranking EBT, clique aqui.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional