
Governador Paulo Câmara apresenta versão da própria CNH digital. Foto:Hélia Scheppa/SEI
A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) já está em vigor em Pernambuco. O estado é o primeiro no Nordeste e o quinto no país a adotar esse modelo. Desde a última quarta-feira (24), o recurso já está disponível gratuitamente aos novos motoristas e também para aqueles que emitiram ou renovaram o documento a partir de 22 de maio de 2017.
O lançamento do modelo digital do documento foi realizado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, na quarta-feira (24).
A habilitação eletrônica só está disponível para emissão via internet para quem tirou a licença para dirigir dentro das novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que inclui um QR-Code no verso que permite a leitura dos dados do condutor. A CNH-e tem a mesma validade do documento impresso e físico, além de contar com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura sua legitimidade.
Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Charles Ribeiro, os habilitados com CNH mais antiga precisam emitir a segunda via na versão digital, que custa R$ 91,11 e é entregue em 24 horas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco