O Estado de Pernambuco, sob administração do governador Paulo Câmara (PSB), é o mais transparente no combate ao novo coronavírus no Brasil, segundo um estudo feito pela ONG Open Knowledge Brasil.
Em primeiro lugar no ranking, Pernambuco recebeu 81, de um total de 100 pontos, adotados como critérios de avaliação. Foi o único Estado brasileiro a apresentar um resultado considerado “de alto nível de transparência”.
Em seguida, vem o Ceará na segunda posição, com 69 pontos, e o Rio de Janeiro em terceiro, com 64. Estes, porém, são citados na lista como apresentando “bom nível de transparência”.
A partir da quarta colocação, a classificação cai para “médio nível”, depois “baixo” e, entre os últimos, “opaco”.
Cinco estados tiveram desempenho médio, incluindo Minas Gerais, e a transparência de 11 outros foi classificada como baixa, como é o caso de São Paulo.
O governo federal também foi incluído nesta categoria. O pior desempenho está entre os estados “opacos”, que, na avaliação da ONG, precisam avançar consideravelmente na publicação de dados. São, ao todo, oito. Pará e Rondônia, na lanterna do ranking, receberam nota zero.
De acordo com o levantamento, 90% dos Estados, inclusive o governo federal, não publicam dados suficientes para que a população acompanhe com detalhes a disseminação do vírus.
Foram analisados boletins epidemiológicos, informes e demais dados a partir dos portais oficiais dos governos estaduais e de suas respectivas secretarias de Saúde na internet com base no conteúdo disponibilizado até a manhã da última quinta-feira.
A avaliação levou em conta três questões essenciais: o conteúdo dos dados repassados – como idade, sexo e hospitalização de pacientes confirmados e informações sobre a infraestrutura de saúde – a granularidade, que leva em conta se os casos confirmados foram divulgados publicamente respeitando a individualidade e o anonimato dos pacientes, e o formato da divulgação, com painéis analíticos, planilhas e séries históricas de casos.
Presente em 66 países, a OKBR tem atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos. A organização analisou os portais oficiais dos 26 Estados brasileiros, do Distrito Federal e do governo federal para estabelecer um ranking de transparência na divulgação das informações à população sobre a pandemia da Covid-19.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco