
Foto: Agência Brasil
A Petrobras alcançou um novo recorde histórico na produção de petróleo no Brasil em agosto, segundo informou a estatal nesta segunda-feira (12). A companhia atingiu a média de 2,22 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), em comparação aos 2,196 milhões em julho.
Em 19 de agosto, a estatal bateu o recorde diário e atingiu a marca de 2,33 milhões de bpd. Isso superou a marca anterior, de 22 de dezembro de 2014, de 2,30 milhões de bpd.
A produção total de petróleo e gás natural da companhia no mês de agosto foi de 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Desses, 2,72 milhões foram produzidos no Brasil e 0,12 milhão no exterior. Segundo a Petrobras, a produção de petróleo no exterior contribuiu com 68 mil bpd para a produção média no mês, de 2,29 milhões bpd.
Na camada pré-sal, a produção de petróleo e gás natural cresceu 4% em agosto em comparação ao mês anterior, incluindo parcela própria e dos parceiros, atingindo também um novo recorde mensal com 1,36 milhão boed. Já a produção média do pré-sal foi de 1,10 milhão bpd, igualmente recorde mensal.
Segundo a estatal, esse resultado é devido à interligação de novos poços às plataformas Cidade Maricá e Cidade de Saquarema, ambas intaladas no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.
A venda de ativos na Argentina impactou a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras. Em agosto, houve uma queda de 1,73% ante julho. Ou seja, caiu de 2,89 milhões de boed para 2,84 milhões. Foram produzidos 2,72 milhões boed no país e 120 mil boed no exterior.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Estadão e Folha de S. Paulo