O Governo do Piauí pretende construir balneários nas barragens onde há movimentação de turistas e banhistas. A ideia é que essas obras alavanquem o desenvolvimento local e gere renda para as famílias que moram na região. Os balneários contarão com bares e restaurantes que oferecem comidas típicas. O local também será ponto para embarque e desembarque de pescadores.
São João do Piauí é um exemplo de que projetos como este dão certo, desde 2006 quando foi inaugurado, o balneário da cidade atrai turistas de toda a região. Ele foi construído na barragem Jenipapo, que tem capacidade para 280 milhões de metros cúbicos de água e se transformou em um dos principais centros de lazer da cidade e dos municípios vizinhos.
O governador Wilson Martins explicou que, além de promover o desenvolvimento local esses empreendimentos também são formas de mostrar as nossas belezas naturais. “Todas as barragens do Piauí tem suas peculiaridades e são sempre locais de encontro de pessoas que procuram um lugar para o lazer, queremos dar essa garantia para essas pessoas e estimular que os piauienses conheçam os belos cenários que temos em cada canto do Piauí”, disse.
Em Campo Maior o governador manifestou interesse em construir um local de lazer na Barragem de Corredores. Com capacidade para acumular 63 milhões de metros cúbicos de água e um lago de 18 quilômetros de extensão, Corredores passa por reforma e reestruturação e deverá ser entregue até o meio do ano.