
Foto: José Marques/Governo da Paraíba
O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba registrou um aumento maior que a taxa de crescimento do Brasil: saiu da 18ª posição em 2020 para a 10ª posição entre os estados em 2021.
No comparativo com as unidades federativas do Nordeste, o Estado continuou na 4ª posição, porém a taxa de crescimento aumentou 9,9 pontos percentuais, taxa superior à da região Nordeste (4,3%) e a do Brasil (4,8%).
Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados na última semana, em coletiva de imprensa que contou com as presenças do governador João Azevêdo (PSB) e do superintendente do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado Beato.
“Mesmo durante um período que teve uma forte influência da pandemia, nós conseguimos manter um alto nível de crescimento que atraiu investimentos, gerando emprego e renda para os paraibanos. É com muita satisfação que recebemos esses números e com a certeza de que é o resultado de um forte planejamento estratégico do governo, pensado com base em evidências, que impactam diretamente no PIB e avaliam a atividade econômica, nos dando a possibilidade de um crescimento ainda maior”, destacou João Azêvedo.
Em números, o PIB gerado pela Paraíba foi de R$ 77,470 bilhões em 2021, após um incremento nominal de 7,178 bilhões, ou seja, de 10,2% em relação a 2020. Com isso, continuou sendo a sexta economia do Nordeste. Em relação ao PIB per capita, a Paraíba alcançou a marca de R$ 19.082 por habitante, em 2021, representando um aumento nominal de 9,7%, um incremento de 6,8 pontos percentuais de 2021 para 2021.
Em relação aos setores econômicos, no valor adicionado bruto, em 2021 os serviços representaram 80,4% seguindo como tradicionalmente o setor que possui maior peso na economia paraibana. Em seguida vem a indústria, que corresponde a 14,9%, e a agropecuária, com 4,7% da economia do estado.
Em termos de crescimento real, o setor da indústria foi o que mais avançou (9,6%), seguido do setor serviços (5,6%), em 2021. A agropecuária manteve um desempenho estável e com variação real igual a -0,5%.
Com informações do Governo da Paraíba