
Foto: Divulgação
O pré-candidato ao governo Danilo Cabral (PSB) lançou, nesta quinta-feira (19), a plataforma colaborativa Vamos Juntos Pernambuco, para elaboração do seu programa governamental.
A ferramenta permitirá ouvir a população em encontros presenciais que acontecerão em todas as regiões do Estado e também de forma digital. O primeiro encontro com o pré-candidato será realizado em Sertânia, no Sertão do Moxotó, nesta sexta-feira (20), às 17h.
“Nosso plano será participativo. Queremos dialogar com toda a sociedade para elaborar propostas que façam Pernambuco avançar ainda mais. Nosso conjunto político representa um grande projeto de mudança iniciado com Eduardo Campos. Tivemos grandes conquistas na educação, na saúde, na segurança pública, no abastecimento d’água, na mobilidade, mas precisamos fazer mais”, afirma o socialista.
No lançamento realizado de forma virtual, Danilo apresentou a metodologia para a coleta das informações pelo seu perfil nas redes sociais ao lado de Ana Paula Vilaça, que será coordenadora do plano de governo e atual secretária do Gabinete do Centro Recife e ex-secretária de Desenvolvimento Econômica do Estado, e Joelson Rodrigues, assistente social e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social do Governo de Pernambuco.
Para participar, as pessoas poderão acessar o site www.danilocabralpe.com.br. Na página, devem escolher se querem contribuir preenchendo um formulário ou entrando em contato por WhatsApp. “Todas as contribuições serão recebidas e analisadas por nossa equipe e, até setembro, teremos nosso plano de governo formatado para ser apresentado à sociedade”, disse Danilo.
O Plano de Governo terá quatro eixos centrais: Pernambuco da cidadania, dos direitos e da inclusão; Pernambuco das oportunidades, do empreendedorismo, emprego e renda; Pernambuco do desenvolvimento sustentável, da inovação e da economia do conhecimento; e Pernambuco do governo democrático, digital e integrado – excelência dos serviços ao cidadão.
“Um novo ciclo é possível pelas bases que foram construídas ao longo dos últimos anos, desde o governo Eduardo Campos. Nosso time está preparado, sabe fazer e tem compromisso com a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida das pessoas. E vamos fazer isso acontecer com Pernambuco e o Brasil avançando na mesma direção, construindo alternativas, alimentando a esperança”, frisou.
Equidade de gênero
Danilo Cabral também assumiu o compromisso de garantir a equidade de gênero nos cargos de liderança de sua gestão. Em ato político, nesta quinta-feira (19), ele declarou que a proposta fará parte de seu programa de governo.
“A cada sonho conquistado, temos que buscar novos sonhos. A gente está aqui para mudar a vida das pessoas juntando sonhos, capacidade de fazer e gente. E precisamos avançar na pauta da igualdade de gênero dentro da estrutura do Estado brasileiro. Todos os espaços de liderança do nosso governo, do secretariado até a ponta, serão compartilhados entre homens e mulheres. No mínimo, 50% dos cargos de liderança serão ocupados por mulheres”, afirmou.
O socialista destacou que, em Pernambuco, 175 dos 184 municípios têm organismos, como coordenadorias, voltados para políticas públicas que dialogam com as mulheres, mas secretarias são poucas. “Se queremos mostrar que a defesa dos direitos das mulheres é prioridade, é preciso termos o mesmo nível de equiparação das outras políticas públicas”, defendeu. E acrescentou: “Nós precisamos forjar políticas públicas, nós precisamos colocar sim, dentro do Estado brasileiro, a equiparação”.
O pré-candidato ao governo ressaltou que a iniciativa mostra o compromisso da Frente Popular em valorizar a capacidade feminina de trabalho, organização, ação e liderança para a gestão pública. Danilo ressalta que Pernambuco, ao longo dos anos, tem avançado nas políticas públicas para as mulheres, citando como exemplo a criação da Secretaria da Mulher e o enfrentamento da violência, o incentivo ao empreendedorismo, apoio à qualificação para o emprego, a formação de gênero no ensino formal.
“Precisamos lembrar que foi o governo da Frente Popular que criou a Secretaria da Mulher no estado e nós queremos avançar na promoção dos direitos das mulheres, nas políticas públicas de gênero. Também foi a gestão da Frente Popular no Recife, com o prefeito João Campos (PSB), que estabeleceu a paridade de gênero nos cargos de liderança”, pontuou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom de Danilo Cabral