
Em 2017, mais de 7 mil alunos participaram dos cursos profissionalizantes e estão aptos para se inserir no mercado de trabalho. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A Prefeitura do Recife qualificou, ao longo deste ano, mais de sete mil cidadãos de baixa renda em cursos profissionalizantes.
O programa Qualifica Recife promoveu capacitações em diversas áreas, como administração, informática, indústria, vestuário, construção civil, beleza, alimentação, artes e idiomas.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), participou da cerimônia de formatura de 3,5 mil alunos do programa na última sexta-feira (15). Ele destacou que a educação e a qualificação profissional são fundamentais para garantir mais oportunidades de trabalho, principalmente nos momentos de crise econômica, como a que o país atravessa.
“É uma grande conquista, porque as famílias estão tendo muita dificuldade no Brasil nessa crise que estamos vivendo. E fazer um curso continuado durante tantos meses é um grande desafio para esses alunos. Agora, são 3,5 mil pessoas que tem uma atividade profissional, seja para buscar um emprego com carteira assinada, seja para ser empreendedor e gerar a própria renda”, disse.
Foram oferecidos 66 cursos em 17 escolas profissionalizantes do Recife. Entre as opções estão assistente administrativo, cuidador de idosos, mecânico de bicicleta, bartender, confeitaria, pastelaria, solda elétrica, corte e costura e bombeiro hidráulico.
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, o programa Qualifica Recife abre oportunidades para a geração de emprego e renda na capital pernambucana. “Fazemos um trabalho integrado com nossa agência de empregos, nossa sala do empreendedor. A prefeitura tem essa missão de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife