
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A Prefeitura do Recife, na gestão do socialista Geraldo Julio (PSB), requalificou toda a Escola Municipal Engenho do Meio, no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste da cidade, e entregou à comunidade nesta quinta-feira (21). A unidade não é uma escola como as outras, é referência na rede municipal pelo trabalho de educação inclusiva e as melhorias vão beneficiar 714 alunos nos três turnos, sendo 137 deles da Educação Especial.
“É uma obra completa, que deixa a escola nova e com as condições necessárias para que os profissionais façam seu trabalho com mais qualidade”, afirmou o prefeito.
Para os alunos com algum tipo de deficiência foi realizada ampliação de materiais nas duas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), onde o atendimento pedagógico é individualizado para que possam desenvolver todas as habilidades cognitivas e motoras.
Essas salas são equipadas com jogos, mesa educativa, máquina de datilografia em Braile e impressora, lupa eletrônica, scanner por voz, notebook com softwares Livox (destinado a alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala) e teclados TiX (voltados para pessoas com dificuldades motoras).
As obras também incluíram serviços de retelhamento da cobertura, substituição do revestimento cerâmico, adequações para acessibilidade (como banheiros e rampas), pinturas, climatização da unidade, entre outros.
A unidade conta com quatro professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dez Agendes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE).
Esta foi a quarta entrega de 14 obras de requalificação realizadas nas unidades de ensino do Recife. No total, as melhorias vão beneficiar mais de 4.600 estudantes e cerca de 400 servidores e funcionários terceirizados.
Com informações da Prefeitura do Recife