O prefeito do Recife João Campos (PSB) lançou, nesta segunda-feira (28), o EducaRecife, que estabelece o novo programa de ensino híbrido nas escolas municipais da cidade.
De agora em diante, o ensino municipal contará com estrutura de quatro novos estúdios para gravação de aulas, acesso à internet gratuita e uma nova plataforma para acompanhamento das aulas e interação de estudantes e professores.
A Prefeitura garantiu ainda a aquisição de mais de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Especial.
O EducaRecife recebe investimentos na ordem de R$ 55 milhões e conta também com uma nova unidade educacional para aulas digitais, instalada no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), na Boa Vista.
“A gente lança hoje o Educa Recife, o maior programa de ensino híbrido que o Recife já viu. São 55 milhões de reais investidos com 42 mil tablets que serão distribuídos para as crianças do 4º ao 9º ano. Com a garantia de que toda criança com deficiência da rede municipal vai receber o tablet. A gente vai também garantir a internet gratuita para todos os gestores, professores e estudantes da rede. E mais do que isso, a gente conta com uma rede que está animada, engajada, com professores e professoras, gestores e gestoras que vão poder se dedicar e transmitir o conhecimento para os nossos estudantes nesse momento”, detalhou Campos.
No anúncio, o prefeito socialista ainda destacou que o EducaRecife permite uma grande ampliação do volume de aulas transmitidas pela internet e por TV aberta, passando da atual 1 hora diária, para um total de 14h30 de aulas transmitidas. “É fundamental manter o vínculo da criança com a escola e da relação com o conhecimento . A gente vai multiplicar por 14 vezes o número de horas transmitidas diariamente. Serão 14h e 30 minutos por dia na televisão aberta em cinco canais. A gente construiu uma escola municipal digital, onde já tem quatro estúdios funcionando. A partir de amanhã, já começa a transmissão nos canais abertos de televisão, pra gente garantir que toda criança e jovem recifenses vão ter acesso a educação de qualidade”, acrescentou.
O programa coloca a tecnologia como grande aliada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, amplia os espaços de conhecimento ao permitir que o aluno aprenda na escola e em casa; e traz o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais. Devido à pandemia da Covid-19, as aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife estão suspensas desde março do ano passado.
Mesmo com o anúncio da retomada dessas atividades presenciais, em etapas, a partir do dia 22 de julho, o ensino híbrido, que envolve atividades presenciais e não-presenciais, será uma realidade no pós-pandemia para professores e estudantes, que diante do cenário pandêmico tiveram que se reinventar na forma de ensinar e aprender.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife