O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), divulgou um pacote de investimentos de R$ 5,7 milhões para fortalecer a saúde pública da cidade no próximo trimestre.
O anúncio engloba a abertura de 68 leitos para gestantes de alto risco no Hospital da Mulher do Recife (HMR), que passará a ser a primeira maternidade municipal referência em parto humanizado e com atendimento diferenciado com foco na redução da mortalidade materna e infantil.
O prefeito ressaltou a necessidade de investir na saúde pública, principalmente neste momento de crise econômica no país. “No Brasil inteiro estamos vendo maternidades fecharem as portas. Aqui, estamos no sentido contrário. O aperto é grande, o dinheiro é curto, mas a gente está todos os dias trabalhando para fazer mais com menos”, afirmou.
O socialista também anunciou as entregas de três novos Espaços Mãe Coruja e duas novas Upinhas 24h com equipes multidisciplinares formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais de saúde bucal.
Ainda estão previstas uma nova central para distribuição de medicamentos e material médico, um Serviço de Assistência Especializada para pessoas com HIV/Aids com atuação de infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.
Além disso, haverá a implantação do Centro de Emergência de Mosquitos Estéreis do Recife, com tecnologia de esterilização por radiação ionizante, capaz de controlar a população de Aedes aegypti e redução das arboviroses – dengue, zika e chikungunya. O CEMER terá a capacidade de produção de 200 mil mosquitos por semana, podendo chegar a 1 milhão por mês.
Será realizado concurso público para profissionais de saúde com 96 vagas ofertadas e a implantação da Ronda da Saúde, serviço de segurança que funciona com quatro veículos e efetivo de 36 profissionais da Guarda Municipal que realizam o monitoramento 24 horas por dia nas unidades de saúde da cidade.
Com informações da Prefeitura do Recife